Apesar das discussões envolvendo o projeto de lei para a criação das secretarias municipais de Esporte, Turismo e Lazer e de Governo, as matérias foram aprovadas por 5 votos a 4 na primeira sessão ordinária do Legislativo de Passo do Sobrado, realizada na segunda-feira, 6. Desta forma, a estrutura administrativa de Passo do Sobrado passou de nove para 11 secretarias.
Antes o Esporte e o Turismo eram atrelados a outras pastas. “Estamos construindo um poliesportivo e temos um grupo de esporte bastante forte. Queremos melhorar a atuação nessa área”, justificou o prefeito Edgar Thiesen. O nome de quem vai assumir a secretaria ainda não está definido, mas já está confirmado que será uma indicação feita pelo PL.
A expectativa é que a titularidade seja anunciada no início de fevereiro. Até lá, o secretário de Educação e Cultura, Flúvio Kroth, acumula a nova pasta interinamente. Já a Secretaria de Governo, segundo Thiesen, terá como principal função unir as demais pastas, servindo como uma ponte entre elas.
“Vai ser responsável por fazer a análise dos procedimentos e ajudar os demais secretários. É uma secretaria mais em nível de política, responsável pela interlocução entre as secretarias”, explica. Conforme ele, a decisão sobre quem assumirá o novo órgão será tomada durante reunião entre os partidos que formam a base aliada – PP, Republicanos, União Brasil e PL. O anúncio do nome também está programado para fevereiro.
“São cargos em comissão e dependendo da administração e do índice de folha de pagamento podem ser exonerados. Não são contínuos. São de livre administração do prefeito. Não vai onerar a Prefeitura porque a Administração vai controlar essa situação”, afirma, ao abordar o impacto financeiro do projeto em entrevista à Folha do Mate.
Ele ainda cita que o anúncio da possível criação das secretarias já constava no plano de governo apresentado por ele durante a campanha eleitoral. “Não é algo novo, que foi no início de 2025”, complementa.
Nova estrutura administrativa
- Secretaria de Governo – nome ainda será definido
- Secretaria de Administração – João Altair Kroth
- Secretaria de Finanças – Claudio José Hansel
- Secretaria de Planejamento e Urbanismo – Adriane Gonçalves
- Secretaria de Obras e Trânsito – Maiquel dos Anjos
- Secretaria de Educação e Cultura – Fluvio Kroth
- Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer – indicação do PL, mas sem nome definido ainda
- Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente – André Luiz Müller
- Secretaria de Saúde – Lilian Queiroz
- Secretaria de Indústria, Comércio e Serviço – Jair Luiz Kaufmann
- Secretaria de Assistência Social – Marlene Kroth Haas