Presidente do Legislativo de Mato Leitão em 2023 fala sobre os desafios e o sentimento de gratidão

-

Ao se despedir do cargo de presidente do Legislativo, a vereadora Marcela Machry Eggers (PDT) destaca o sentimento de gratidão. “Agradeço o voto de confiança da comunidade, que me elegeu, e dos meus colegas que acreditaram em mim para ocupar esse cargo. Isso é muito grandioso e desafiador para mim”, relata.

Parlamentar de primeiro mandato, Marcela cita como momentos mais desafiadores ao longo da trajetória como presidente duas mobilizações realizadas na Câmara de Vereadores. A primeira ocorreu em abril, quando um grupo formado por pais pediu espaço na tribuna para solicitar mais segurança nos educandários do município.

Isso aconteceu em razão de um crime registrado em uma escola de educação, no início daquele mês, em Blumenau, Santa Catarina. O outro ato envolveu servidores públicos municipais que pediam a aprovação de projetos de lei que envolviam, principalmente, a redução da carga horária do funcionalismo.

Experiências

Para a professora, ser presidente também foi importante para reforçar o papel do vereador diante da comunidade. “2023 foi um ano de muitas experiências e de muitos desafios. Tive uma dimensão maior do nosso papel, principalmente que o Executivo só consegue realizar ações depois que elas passam e são aprovadas pela Câmara de Vereadores, o que mostra a nossa relevância e responsabilidade”, comenta.

No ano à frente do Legislativo, Marcela também teve a oportunidade de viajar para Brasília, em agosto, quando participou de um curso da União dos Vereadores do Brasil (UVB) e visitou o gabinete de diversos deputados federais na busca de recursos para a Cidade das Orquídeas. Em relação ao diálogo com os demais colegas vereadores, ela salienta que sempre foi muito tranquilo. “Tentei me fazer presente em todos os eventos que éramos convidados e em 90% deles tive os outros parlamentares comigo. Sempre foi um ambiente muito amigável”, acrescenta.

Projetos do Executivo

  • Como destaques entre as iniciativas enviadas pela Administração Municipal, ela menciona os projetos que envolvem obras, especialmente investimentos nas áreas de educação e saúde, pavimentações e ainda incentivos agrícolas. No total, foram enviadas 104 matérias para análise e aprovação. De parte do Legislativo, foram três.

Investimento na educação

  • Para o próximo ano, a vereadora Marcela Machry Eggers informa que será executado um projeto que envolve a construção de área coberta para embarque e desembarque de estudantes da Emei Vó Olga e da Emef Ireno Bohn.
  • A verba de R$ 120 mil já foi destinada pelo deputado federal Pompeo de Mattos (PDT). Também se articula o envio de recursos para a aquisição de máquinas para a Secretaria de Obras e de recurso livre para ser aplicado em obras de pavimentação.


Taís Fortes

Taís Fortes

Repórter da Folha do Mate responsável pela microrregião (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde) e integrante da bancada do programa jornalístico Terra em Uma Hora, da Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido