No último domingo, a população de Mato Leitão escreveu mais um capítulo na história política. Com 19 anos, Gustavo Kist Maldaner (MDB) é o vereador mais jovem eleito no município. Participando pela primeira vez de um pleito municipal, ele recebeu 169 votos e garantiu uma das nove vagas no Legislativo.
Para o jovem, essa conquista é reflexo de uma renovação que está acontecendo na política em âmbito nacional. “Isso é muito importante. É bom para trazer novos ideais e novas políticas. A expectativa é muito boa. Espero fazer um bom trabalho, fazer uma equalização dentro da Câmara para poder passar os possíveis projetos que vou propor”, projeta.
Em relação ao trabalho com os jovens, Maldaner ressalta que buscará realizar alguns encontros com o objetivo de inspirar e motivar outras pessoas da mesma faixa etária a participarem da política. “Pretendo buscar um contato direto com os jovens. Tivemos muitos candidatos jovens, mas ainda falta um empurrãozinho para que mais jovens se interessem pela política, o que é importante para a renovação”, salienta.
“Precisamos motivar os jovens a gostar da política para que eles, quem sabe, disputem algo no futuro, assim como eu. Que eu, de certa forma e modéstia parte, sirva de inspiração para eles.”
GUSTAVO MALDANER – Vereador mais jovem
O vereador eleito no domingo também ressalta que o fato de ter conseguido se eleger no primeiro pleito que disputou é muito importante. “Concorrendo pela primeira vez é algo difícil de acontecer. Tive muita ajuda do meu pai, que é muito conhecido no município. Ele conseguiu me dar uma força muito grande, mas eu corri atrás também e consegui buscar bastante voto”, comenta.
O jovem é filho de Arcênio Maldaner (MDB), vereador da atual legislatura. “Tenho ele como inspiração na questão do trabalho e na atuação dele como político, há quase 20 anos, aqui no município. Temos uma relação muito boa e isso é muito importante”, acrescenta.
LEIA MAIS: Confira quais são os vereadores eleitos em Mato Leitão