Os vereadores de Venâncio Aires se reuniram, na noite desta segunda-feira, 16, para a primeira sessão depois das eleições municipais, ocorridas no domingo, 15. Na Ordem do Dia, foram aprovados dois projetos, uma moção e dois requerimentos de homenagem, todos por unanimidade.
No período das Comunicações, os vereadores – tanto os que conseguiram se reeleger quanto os que não estarão mais no Legislativo a partir de 2021 – agradeceram pelos votos recebidos nas urnas e felicitaram a colega Izaura Landim (MDB), que se tornou a primeira mulher vice-prefeita eleita da Capital Nacional do Chimarrão, ela que fez dobradinha com o médico Jarbas da Rosa (PDT).
Tiago Quintana (PDT), Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT) e a presidente da Câmara, Helena da Rosa (MDB), se emocionaram durante seus pronunciamentos. Ele, ao comentar o posto de vereador mais votado do pleito, com 1.520 votos, e lembrar do pai, falecido há quase um ano. Elas, ao lamentarem que não farão parte da próxima legislatura e que o número de vereadoras mulheres diminuiu.
Na próxima segunda-feira, 23, tem nova sessão. Nos bastidores, já existem comentários sobre a escolha para a Mesa Diretora de 2021. O grupo que formará a base governista na Câmara tem oito vereadores e deve escolher o nome. No entanto, não estaria descartada a hipótese de tentativa de diálogo com os futuros oposicionistas, para a formatação de uma Mesa Diretora pluripartidária.