O Partido Progressistas (PP) de Mato Leitão tem a intenção de disputar a Prefeitura e vagas na Câmara de Vereadores nas eleições municipais que ocorrem em outubro deste ano. A informação foi confirmada à reportagem da Folha do Mate pelo presidente da sigla na Cidade das Orquídeas, o ex-vice-prefeito Sergio Luiz Machado da Silva, nesta sexta-feira, 5.
De acordo com ele, na próxima semana o diretório do partido se reunirá para discutir esse assunto. “Vamos buscar fazer a composição da chapa com outro partido. Caso não seja possível, vamos nos organizar para concorrer sozinhos. Queremos iniciar esse diálogo”, relatou. Ele também explicou que a sigla está aberta para dialogar e vem se preparando para indicar tanto nomes para pré-candidatos a prefeito quanto a vice.
“Se realmente conseguirmos coligar precisamos pensar em nomes que sejam interessantes para ganhar a eleição. Tudo isso começa com uma conversa”, reforçou. Em relação a possíveis indicações do PP, Silva ressaltou que “no momento não há definições e que também nenhum nome é descartado.”
Entretanto, afirmou que o partido busca promover renovação pensando no fortalecimento no município. “É um desafio inserir os jovens que têm vontade de trabalhar e de participar da política.” No último pleito municipal, em 2020, o Progressistas não teve candidatos concorrendo à majoritária. Na época, a eleição ocorreu com chapa única, dos candidatos Carlos Bohn (PSDB) e Arly Stöhr, o Flecha (PDT), que foram reeleitos.
Nesse mesmo processo, dois vereadores da sigla foram reeleitos e ocupam cadeiras no Legislativo. “Na última eleição não tínhamos nenhum nome novo ou que já havia concorrido. Mas agora, conversando com lideranças, sentimos o interesse e recebemos o pedido de muitas pessoas para voltarmos. Não queremos derrubar ninguém, apenas dar a oportunidade de escolha às pessoas. Penso que o ideal em uma eleição é ter mais de uma opção”, salientou.
- Relembre
- O Partido Progressistas (PP) esteve à frente do Executivo da Cidade das Orquídeas entre 2001 e 2008, com dois mandatos de João Aurélio Wildner (já falecido) como prefeito e Carmen Goerck como vice. Depois, a sigla voltou à Administração Municipal entre 2013 e 2016, no governo da então prefeita Carmen Goerck e do vice Sergio Luiz Machado da Silva.