PTB de Venâncio Aires em compasso de espera

-

O Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) de Venâncio Aires acompanha a situação da destituição do diretório da sigla no Rio Grande do Sul pelo presidente nacional, Roberto Jefferson, ocorrida após desentendimento com o vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior (PTB). Vários líderes estaduais e nacionais ventilam a hipótese de esvaziar a legenda, mas antes querem garantir que não irão perder seus mandatos.

Ontem, em entrevista ao programa jornalístico Terra em Meia Hora, da rádio Terra FM 105.1, o presidente do PTB na Capital do Chimarrão, Celso Krämer, afirmou que os integrantes da sigla foram pegos de surpresa pela decisão de Roberto Jefferson. O ex-vice-prefeito classificou como “ataque maciço” a postura adotada pelo presidente nacional em relação ao vice-governador do Rio Grande do Sul. “O Ranolfo vem desempenhando um grande papel, tanto como vice quanto como secretário de Segurança”, afirmou.

Krämer declarou que lamenta as atitudes de Jefferson, que no seu entendimento, como presidente nacional do PTB, “deveria ser um conciliador”. O presidente da legenda em Venâncio Aires admitiu estar preocupado com uma possível “debandada” de lideranças da sigla. “Espero que o presidente volte atrás e busque conciliar e não espalhar o partido. Aqui no Rio Grande do Sul, o partido vive bem sem o Roberto Jefferson”, disparou.

Apreensivo

O ex-vice-prefeito comentou ainda estar apreensivo com os rumos da sigla, pois segundo ele, “dois deputados federais (Marcelo Moraes e Maurício Dziedrick) do PTB estão trabalhando muito forte por Venâncio Aires” no que se refere ao envio de recursos federais. Ele também destacou o trabalho que vem fazendo à frente da legenda na Capital do Chimarrão. “Viemos erguendo o partido desde 2008. O PTB foi governo até poucos dias e, hoje, tem a maior bancada na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires”, destacou.

“Se o presidente (Roberto Jefferson) for articulador e decidir voltar atrás para ajeitar o que ele estragou, o PTB segue firme e forte. O PTB de Venâncio está unido.”
CELSO KRÄMER
Presidente do PTB de Venâncio Aires

Moraes: briga dividida em duas partes

O deputado federal Marcelo Moraes (PTB) prefere dividir a “briga do PTB” em duas partes. Ele disse que concorda com o que afirmou Roberto Jefferson em relação ao lockdown no comércio do Rio Grande do Sul. “Ele está correto nesta pauta, pois temos algumas contradições em relação a isso. O mesmo Governo do Estado que manda supermercados venderem produtos de uma prateleira, por entender que aqueles são essenciais, e não deixa vender produtos de outra prateleira, por entender que não são essenciais, é o mesmo Governo do Estado que mantém abertas as praças de pedágio, que com certeza são pontos de contaminação”, refletiu o deputado, também em entrevista ao Terra em Meia Hora, ontem.

Por outro lado, Moraes critica as ofensas feitas por Jefferson ao governador do Estado, Eduardo Leite (PSDB), ao vice-governador Ranolfo Vieira Júnior e ao PTB gaúcho. “A discussão era o lockdown, mas acabou sendo o foco maior as agressões e as ofensas feitas por parte dele. Isso lhe tirou a razão e causou um desconforto muito grande dentro do PTB”, lamentou o parlamentar. Moraes falou sobre a “dificuldade de pensar em sair do PTB” por conta de “uma entrevista infeliz”, pelo fato de que sempre filiado ao partido, mas admitiu que as lideranças têm se reunido e falado a respeito. “Seguimos trabalhando firme e forte, independente desta briga partidária”, argumentou o deputado federal.

“Existem mil maneiras de se falar a mesma coisa. O Roberto Jefferson, na sua fala, escolheu a pior maneira de abordar este assunto.”
MARCELO MORAES
Deputado federal do PTB

Alfinetada

Ao fazer uma análise do PTB de Venâncio Aires após as eleições de 2020, o deputado Marcelo Moraes deu uma alfinetada no ex-vice-prefeito Celso Krämer, presidente do partido na Capital Nacional do Chimarrão.

De acordo com ele, “o PTB conseguiu construir uma grande nominata, com pessoas sérias, que prestaram serviço nos quatro anos de mandato e conseguiram buscar o reconhecimento da população, aumentando o número de cadeira na Câmara de Vereadores”.

Ainda segundo Moraes, “em relação à majoritária, eu acredito que o Giovane (Wickert, ex-prefeito do PSB) vinha fazendo um bom governo, mas o grande problema é que o vice-prefeito Celso trazia uma rejeição muito grande à chapa, e isso acabou atrapalhando bastante a reeleição do grupo”.

O atrito entre Moraes e Krämer não é novidade. Após um primeiro desentendimento, há cerca de um ano e meio, os dois até tentaram fazer as pazes, mas na sequência o ex-vice-prefeito facilitou a entrada do deputado federal Maurício Dziedrick (PTB) em Venâncio Aires, o que sepultou de vez as relações entre ambos.

Atualmente, Moraes conta com o apoio dos vereadores André Kaufmann e Ezequiel Stahl, além do ex-vereador Arnildo Camara, que é o representante do deputado federal nos vales do Taquari e Rio Pardo. Celso Krämer e os vereadores Diego Wolschick, Renato Gollmann e Clécio Espíndola, o Galo, estão na base de apoio de Dziedrick.

Uma fonte do PTB de Venâncio Aires ouvida pela reportagem garante que, embora exista a rusga entre Marcelo Moraes e Celso Krämer, por conta da chegada de Dziedrick, os integrantes da sigla na Capital Nacional do Chimarrão não têm problemas de relacionamento.

Após destituir o diretório do PTB no Rio Grande do Sul, que era comandado pelo deputado estadual Luís Augusto Lara, o presidente nacional do partido, Roberto Jefferson, nomeou o ex-prefeito de Gravataí, Edir Oliveira, para assumir a função.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido