
Venâncio Aires - Afastado por 120 dias das atividades na Câmara em decorrência de denúncias feitas à Comissão de Ética por quebra de decoro parlamentar, o vereador Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB), dará lugar à segunda mais votada do partido nas eleições de 2024, Sandra Wagner. Com 552 votos, ela foi vereadora por dois mandatos (2017-20 e 2021-24) pelo PSB, instituiu a política pública do Vale-Feira e negociou a compra do terreno nos fundos do Legislativo.
Presidente da Câmara em 2018, Sandra foi a primeira mulher eleita a assumir, de forma interina, a Prefeitura de Venâncio Aires. Atualmente, ocupa cargo na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS).
O terceiro mais votado do PSB foi Robson Nunes, o Robinho, que fez 403 votos e já assumiu a cadeira ocupada pelo titular Muchila por 30 dias este ano. Eligio Weschenfelder, o Muchila, teve 639 votos no pleito do ano passado.
Entenda o afastamento
- Na sessão da noite desta segunda-feira, 15, o Legislativo aprovou, por maioria, os dois projetos de resolução que pediam pena ao parlamentar por quebra de decoro. Um dos casos envolve o presidente da Mesa Diretora, Dudu Luft (PDT), a quem Muchila provocou, reiteradas vezes, por conta de o pedetista estar respondendo a um processo relacionado à Lei Maria da Penha.
- O outro foi movido por Everton Dias, também do PDT e que foi chamado pelo socialista, entre outras coisas, de “vereadorzinho”, “capacho do prefeito” e “medíocre”.