
Pesquisa encomendada pela Folha do Mate ao Instituto Methodus, para verificar a intenção de voto para a Prefeitura de Venâncio Aires, também perguntou aos eleitores quais devem ser as prioridades do próximo prefeito. Dos 400 entrevistados, 52% disseram que a saúde deve ser o foco da próxima gestão. Na sequência ficaram emprego (17,5%), educação (15,8%), segurança (10,5%), transportes (2,5%) e limpeza pública (1,5%). Os que não souberam responder somaram 0,3%. Cada pessoa fez apenas uma escolha.
Nas 22 regiões visitadas pelos pesquisadores – incluindo bairros e localidades do interior -, somente em duas a saúde não foi a prioridade número um. No Diettrich, o emprego foi mais lembrado, com 40% das respostas e, no Aviação, também com 40%, a educação apareceu em primeiro lugar. Já no Gressler, saúde e emprego empataram na primeira posição, com 38,9% de lembrança cada. Em dois distritos do interior – Vila Teresinha e Vila Estância Nova – foram registrados os maiores percentuais para a saúde: 77,8%.
Cidade X interior
No comparativo entre as respostas obtidas na cidade e no interior, destaque para a troca de posições entre os quesitos educação e emprego. Na cidade, emprego aparece no segundo posto, com 20,8%, enquanto a educação, em terceiro, tem 17%. A saúde lidera com 45,7%. No interior é a educação que vem em segundo, com 12,6%, à frente do emprego, que ficou com 9% das respostas. A saúde desponta com 68,5% na liderança.
Ficha de informações
- Período de realização da pesquisa: de 28 a 30 de setembro de 2020.
- Margem de erro: 4,9 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados obtidos em um intervalo de confiança de 95%.
- Número de entrevistas: 400.
- Nome do contratante: Empresa Jornalística Folha do Mate Ltda.
- Nome da empresa que realizou a pesquisa: Instituto Methodus Análise de Mercado Sociedade Simples Ltda.
- Número de registro: RS-06131/2020.
- Data para divulgação: a partir de 2 de outubro de 2020.
Jarbas e Giovane repercutem pesquisa
Os candidatos à Prefeitura de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT) e Giovane Wickert (PSB), repercutiram, ontem, os resultados da pesquisa encomendada pela Folha do Mate ao Instituto Methodus. Na primeira rodada, Jarbas apareceu em primeiro lugar, com 46,4%, e Giovane em segundo, com 21,9%, no cenário estimulado, que é quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados. Brancos e nulos somaram 9,1%, e o percentual de indecisos (‘Não sabe’) foi de 22,6%.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Jarbas da Rosa (PDT) ficou na liderança, com 29,3% das indicações, enquanto Giovane Wickert (PSB) surgiu no segundo posto, com 13,5%. Neste cenário, destaque para os indecisos (‘Não sabe’), que somaram 52,6%. Brancos e nulos foram 4,6%.
Jarbas da Rosa
Para Jarbas, “o resultado é importante, principalmente, para confirmar que nossa propostas estão tendo boa aceitação da comunidade de Venâncio Aires”. O candidato lembra, no entanto, “que é apenas o início da caminhada e precisamos consolidar este percentual favorável”. Ele admite que ficou surpreso com a diferença expressiva apresentada pela pesquisa e afirma que a coligação vai intensificar as ações de campanha a partir desta semana. “Trabalhamos com pesquisas internas e tínhamos a expectativa de estar à frente, o que se confirmou. Só a nossa diferença não era tão grande”, argumenta.
Sobre o percentual de 52,6% de eleitores indecisos evidenciado pela pesquisa espontânea, Jarbas diz que “o número é aceitável, pois é mais ou menos assim o comportamento quando a campanha está no começo”. Ele destaca que, junto com a candidata a vice na chapa, Izaura Landim (MDB), direcionará o foco para a busca destes cidadãos que ainda estão em dúvida. “Queremos convencer estes eleitores com as nossas propostas. Sabemos que saúde é e sempre será prioridade, mas nosso plano de governo é bem mais amplo e contempla também educação, agricultura, emprego, estradas e desenvolvimento”, conclui.
Giovane Wickert
Giovane entende que a pesquisa publicada pela Folha do Mate não é totalmente isenta. “Não estou questionando a Folha do Mate, que é um veículo de muita credibilidade, mas o Instituto Methodus, que é a mesma empresa que realiza pesquisas para o candidato da oposição”, afirma. Segundo ele, lideranças ligadas à oposição teriam tido acesso aos dados da pesquisa na sexta-feira, 2, um dia antes da divulgação oficial. “Volto a repetir que não estou colocando em xeque a idoneidade da Folha do Mate, mas me causa muita estranheza o fato de algumas pessoas divulgarem o resultado antes, quase na vírgula”, comenta.
O candidato lembra que, em 2016, as pesquisas do Instituto Methodus colocavam Jarbas à frente e, nas urnas, ele e o vice Celso Krämer (PTB) venceram a eleição. Giovane diz ainda que a coligação tem uma pesquisa com resultado “muito diferente”. Ele alega que não pode repassar os números pelo fato de o levantamento não ter sido registrado junto à Justiça Eleitoral. “Eleição se ganha com voto, não com pesquisa”, argumenta. O socialista ressalta a necessidade de buscar os indecisos e agradece ao apoio recebido no fim de semana, após a publicação da pesquisa. “O que eu recebi de ligações, é algo animador”, salienta.

