Em janeiro, Selmo Baierle Fagundes (PT) deixará o cargo de presidente do Legislativo de Passo do Sobrado. De acordo com ele, mesmo já tendo tido a experiência de desempenhar a função em outra oportunidade, assumir novamente o comando do Poder Legislativo se tornou ainda mais desafiador e exigiu maior compromisso, tanto com os colegas de Casa quanto com a comunidade.
“Resumiria que presidir o Legislativo durante esse ano foi gratificante. Pude contar com a colaboração de servidores comprometidos e com o apoio de colegas, em especial os integrantes da Mesa Diretora, que estiveram comigo na direção dos trabalhos, sempre dispostos a colaborar. Tivemos um relacionamento muito cordial, amigo e respeitoso com o Poder Executivo, bem como com todas as entidades que mantiveram contato com a Câmara”, avalia.
“Preciso destacar que durante esse ano, sob nossa gestão, tratamos os recursos públicos da Câmara com muita responsabilidade. Economizamos ao máximo, gastando somente com aquilo que realmente era importante, o que nos possibilitou devolver ao Poder Executivo mais de R$ 300 mil que foram utilizados na execução de serviços necessários em prol da nossa comunidade.”
SELMO BAIERLE FAGUNDES – Presidente do Legislativo em 2022
Propostas
Para Fagundes, os projetos encaminhados pelo Executivo para apreciação dos vereadores que mais se destacaram neste ano foram os incentivos para a instalação da Granja Caçador, da RS Atelier de Calçados e da Feil Calçados. Além disso, ele menciona outras propostas que proporcionaram empregos e desenvolvimento para Passo do Sobrado. O vereador ainda ressalta os projetos de auxílio ao Corpo de Bombeiros Voluntários de Passo do Sobrado, “que prestam um importante trabalho para nossa comunidade.”
“Nada mais gratificante para mim, enquanto político e pai de família, do que ver um pai e uma mãe empregados em uma dessas empresas e com isso ter condições de sustentar suas famílias. Nada mais recompensador que ver muitos jovens de nosso município conseguindo seu primeiro emprego, graças aos projetos de incentivos que discutimos e aprovamos na Câmara durante este ano”, acrescenta.
Em relação ao trabalho do Legislativo, o vereador, que está no quarto mandato, ressalta o diálogo com várias entidades e secretarias, que viram no Legislativo um espaço para apresentarem e intermediar as demandas junto aos órgãos responsáveis, buscando sempre o consenso e a resolução. “Qualificamos o trabalho prestado pela assessoria da Casa, corrigindo apontamentos dos órgãos de fiscalização e, desta forma, tentando evitar novos apontamentos”, avalia.