Ouvir as pessoas e buscar soluções para as suas demandas sempre foi uma forte característica de Sid Ferreira, vereador reeleito do PDT – que obteve 627 votos nas urnas no dia 15 de novembro de 2020 – e que vai para seu segundo mandato na legislatura 2021-2024. Além de ter trabalhado na Calçados Orquídea e servido o Exército, no 8º Batalhão de Infantaria Motorizado (8º BI Mtz), em Santa Cruz do Sul, também exerceu atividades como vigilante. Com 1,64 metro de altura, comenta que sempre resolveu os atritos “com muita conversa”. “Sou contra violência e, graças a Deus, nunca precisei ir às vias de fato”, diz.
Mais tarde, ficaria conhecido como o ‘guardinha da Unimed’, onde passou a trabalhar. Em razão das experiências profissionais, em 2003 abriu a SL Serviços, empresa prestadora de serviços no ramo de limpeza, que também conta com recepcionistas e ascensoristas. “Começamos aos poucos e, hoje, já são 35 colaboradores. Tenho muito orgulho de estar à frente de uma empresa que se mantém mesmo com todas as dificuldades que encontramos nos dias de hoje. E também por conseguir conciliar com as atividades parlamentares”, afirma.
Na Câmara, o vereador do PDT quer dar continuidade ao trabalho de expansão da rede de telefonia. “É fundamental a ampliação da instalação de torres de celular na região central e nos bairros. Ainda vamos batalhar pela rede de fibra óptica no interior”, argumenta. Canalização de sangas e valas que contribuem para a criação de inúmeros pontos de esgoto a céu aberto na Capital do Chimarrão está entre as prioridades de Sid. “Como representante do governo, vamos trabalhar em parceria para que as demandas da comunidade sejam atendidas. O vereador é muito cobrado e deve ser visto como elo entre Prefeitura e população”, destaca.
Presidência
Pautas relacionadas ao desenvolvimento econômico e capacitação profissional também integram a agenda positiva do pedetista. “Temos que estar atentos às necessidades das nossas empresas, sem esquecer do quanto é importante ser uma cidade com poder de atração de outros investimentos”, diz o vereador. A partir da reeleição, da consolidação como uma das referências políticas de Venâncio Aires e do resultado do seu trabalho, Sid Ferreira acredita estar pronto para assumir a presidência da Câmara em um dos quatro anos da próxima legislatura. “Quero buscar meu espaço no Legislativo. Me sinto preparado para esta experiência”, ressalta.
Família e estudos
Sidnei Luís Ferreira, popularmente conhecido como Sid, tem 43 anos e é empresário. Filho de Hélio e Eronita Ferreira (ambos já falecidos), tem outros três irmãos.
Casado com Micheli Inês Hermes Ferreira, 37, tem quatro filhos: Victor Emanuel Ferreira, 20, Vitor Gustavo da Rosa, 14, Davi Luís Ferreira, 5, e Sidnei Luís Ferreira Júnior, 3.
Os primeiros anos como estudante foram na Escola 11 de Maio, no bairro Coronel Brito. Depois ainda passou por Cônego Albino Juchem (CAJ), Monte das Tabocas, Colégio Professor José de Oliveira Castilhos e Escola Crescer.
O vereador, que vai para o seu segundo mandato na legislatura 2021-2024, é graduando em Gestão Pública pela Uninter. A previsão é de que o curso esteja concluído no próximo ano.

“Serão quatro anos de muito trabalho. Como vereador de situação, terei trânsito livre no Executivo, o que permitirá levar os projetos diretamente aos secretários e ao prefeito Jarbas da Rosa. Isso vai aumentar a nossa responsabilidade. Queremos contemplar o maior número de pessoas possível”.
SID FERREIRA – Vereador reeleito do PDT
Política
• Sid Ferreira se filiou ao PDT em 2006, a convite do ex-prefeito Airton Artus (PDT), na época vice-prefeito de Almedo Dettenborn (MDB). “Ele me falava sobre a possibilidade de me tornar um agente político, usando o conhecimento adquirido com o atendimento ao público o fato de que estava sempre ajudando as pessoas”, declara.
• A decisão pela filiação se deu em virtude da convicção que, caso fosse eleito vereador, poderia auxiliar uma maior parcela da comunidade. “Ao longo dos anos, sempre no PDT, conseguir me eleger e também reeleger. Pretendo seguir no partido, me sinto muito bem e à vontade onde estou. Nos próximos quatro anos vou continuar elaborando projetos que tenham como objetivo o bem comum. E, além disso, vou dar suporte ao prefeito Jarbas da Rosa, para que ele possa fazer uma grande gestão”, conclui.
