Por solicitação do vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB), a sessão da Câmara foi realizada, nesta segunda-feira, 16, no Palco Super Lenz, no Parque Municipal do Chimarrão. A iniciativa teve como objetivo inserir o encontro do Legislativo na programação da Semana Farroupilha. De acordo com o vereador, “é preciso reconhecer o trabalho realizado pelas entidades tradicionalistas, especialmente com os jovens”.
Aproveitando a ocasião, e também por sugestão de Galo, a Câmara prestou homenagens aos peões e prendas da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT) gestão 2019/20. Além de gaúchos e gaúchas da Capital do Chimarrão, foram destacadas as presenças de representantes de entidades tradicionalistas de Lajeado, Arroio do Meio e Encantado. Ainda foi reconhecida Marina Mayer, 1ª Prenda da 24ª RT gestão 2018/19.
A coordenadora da 24ª RT, Luce Carmen Mayer, elogiou a proposta da Câmara, destacando que “o reconhecimento do Legislativo a estas crianças e jovens ficará marcado na vida deles”. Ela também destacou o histórico de títulos conquistados pelos tradicionalistas de Venâncio Aires e 24ª RT, o que torna ainda mais importante a valorização das ações tradicionalistas. “Entendo que é fundamental o conhecimento sobre o que acontece dentro dos nossos galpões. As dificuldades são superadas com a dedicação de todos”, disse.

Moções e mais homenagens
- Os vereadores também aprovaram por unanimidade, na sessão desta segunda-feira, 16, duas moções e três outras homenagens, que serão prestadas no próximo encontro do Legislativo, marcado para segunda-feira, 23.
- O vereador André Puthin (MDB) requer que seja encaminhada ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre, uma Moção de Repúdio à proposta de retirada da imunidade de contribuições previdenciárias de entidades educacionais beneficentes de assistência social, apresentada no relatório do Senador Tasso Jereissati à PEC 06/2019 (Reforma da Previdência).
- O vereador Ciro Fernandes (PSC) requer que seja encaminhada à Universidade do Vale do Taquari (Univates), uma Moção de Aplauso pelo fim do uso de copos, canudos e mexedores plásticos, nas dependências da universidade.
- Por sugestão da vereadora Sandra Wagner (PSB), a Câmara homenageará a cooperativa de crédito Sicredi, pelos 100 anos de história completados no dia 21 de setembro; Ademar Biguelini, por ter sido premiado na 42ª Expointer, com o primeiro lugar em duas categorias com suas aves; e Edson Ricardo Schwendler, por ter sido premiado na 42ª Expointer, com o primeiro lugar na qualidade do seu mel, no 8º Concurso de Produtos da Agroindústria Familiar, promovido pelo Programa Estadual da Agroindústria Familiar (PEAF).
Ordem do dia
- Projeto de Lei número 139/2019, do Executivo, reedita a lei 5.377, de 25 de setembro de 2013, que estabelece critérios para o pagamento de despesas de representantes oficiais do Município. Aprovado por unanimidade.
- Projeto de Lei número 142/2019, do Executivo, autoriza a abertura de crédito suplementar por anulação de dotação orçamentária. Aprovado por unanimidade.
- Projeto de Lei número 148/2019, do Executivo, altera nomenclatura, atribuições e demais requisitos para o provimento de cargos integrantes do Quadro Geral do Município de Venâncio Aires. Aprovado por unanimidade.
- Projeto de Lei número 149/2019, do Executivo, altera nomenclatura, atribuições e demais requisitos para o provimento de cargos integrantes do Quadro da Saúde do Município de Venâncio Aires. Aprovado por unanimidade.
- Projeto de Lei número 151/2019, do Executivo, autoriza contratação temporária por excepcional interesse público, de técnico administrativo com carga semanal de 40 horas, pelo prazo de um ano, prorrogável por igual período. Aprovado por unanimidade.
- Projeto de Lei número 146/2019, do Executivo, autoriza o Poder Executivo a conceder incentivo à empresa Evaporsul Indústria de Climatizadores Evaporativos Ltda. Aprovado por unanimidade.
- Projeto de Lei número 150/2019, do Executivo, autoriza o Poder Executivo a permutar bens imóveis localizados em Venâncio Aires. Aprovado por unanimidade.