
Três gerações e um amor em comum: o envolvimento com a política. Assim pode ser descrita a trajetória da família de Adelmo Raphael Machry, 81 anos, João Carlos Machry, 57 anos, e Marcela Machry Eggers, 33 anos. Eles são envolvidos com a história política de Mato Leitão e, no caso de Adelmo, essa relação iniciou em Venâncio Aires, na época em que a Cidade das Orquídeas ainda era um distrito do município vizinho.
Outro fato em comum entre os três é que sempre foram filiados ao Partido Democrático Trabalhista (PDT). Inclusive, a admiração por Leonel Brizola começou com o pai de Adelmo, que costumava ouvir todas as sextas-feiras o programa do político na rádio. Mal sabia ele, que o filho, o neto e a bisneta seguiram os passos de Brizola e fariam a diferença na comunidade de Mato Leitão ocupando cargos públicos.
Família
Quarto mais velho de uma família de 14 filhos, Adelmo se filiou ao PDT em 1988. Neste mesmo ano, ele foi convidado para concorrer a vice-prefeito de Venâncio Aires, na chapa com Nelson Stöhr. “Fiquei 90 dias fora de casa por causa das atividades de campanha”, recorda. Antes disso, o morador de Vila Arroio Bonito nunca tinha tido a pretensão de se envolver com a política.
Esse foi o começo de sua história junto a essa área. Mais tarde, participou do movimento de emancipação de Mato Leitão. Integrante da comissão, Adelmo utilizou o vasto conhecimento que tem do interior para ajudar a pensar nas divisas do novo município que estava nascendo. Além disso, ela lembra do papel importante que o PDT desempenhou para convencer os deputados a votarem a favor da emancipação da Cidade das Orquídeas.
Durante a primeira Administração Municipal de Mato Leitão (1993 a 1996), Adelmo foi secretário municipal de Agricultura. Depois, em 2000 foi eleito pela primeira vez como vereador, função que desempenhou durante oito anos consecutivos. “Antes de participar da política fiz muita coisa: fui instrutor de fumo, açougueiro e comerciante. Sempre gostei muito de trabalhar na lavoura”, conta. Quando foi eleito pela segunda vez para uma vaga no Legislativo, Adelmo decidiu que não se candidataria mais. “Eu tinha quase 70 anos quando deixei de concorrer”, acrescenta.
Continuidade
O envolvimento com a política teve continuidade com o filho, João Carlos Machry, que também mora em Vila Arroio Bonito e concorreu pela primeira vez em 2008. Foi vereador durante dois mandatos consecutivos e, em 2016, decidiu não participar mais dos pleitos. “Não concorri para dar espaço para novos nomes, buscar a renovação do partido”, esclarece. Na época, a família já falava no nome de Marcela como uma aposta na disputa por uma vaga no Legislativo da Cidade das Orquídeas.
Mesmo não disputando uma cadeira no Legislativo, João continuou sua trajetória política como secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, cargo que exerce até hoje. Neste intervalo, Marcela decidiu que seria o momento adequado para colocar o nome à disposição do PDT e participar de um pleito municipal em busca de uma vaga na Câmara. Por isso, nas eleições do ano passado, ela concorreu pela primeira vez e, com 145 votos, foi uma das mulheres eleitas para a legislatura 2021-2024.
Experiência compartilhada
- Na casa da família Machry, um dos assuntos que está sempre em pauta é a política. Não tem hora para falar sobre os problemas do município, sobre aquilo que está dando certo ou mesmo pedir um conselho na hora de tomar alguma decisão.
- Aliás, uma orientação que passa de geração em geração na família é a coerência na hora de fazer oposição. Uma lição que João aprendeu com o pai e agora os dois transmitem para Marcela é que o mais importante é fazer escolhas tendo como base o que é importante para a comunidade e para o desenvolvimento do município.
- Além disso, os dois reforçam que o eleitor tem uma expectativa maior em um candidato de primeira legislatura, por isso é importante que o vereador tenha como missão corresponder àquilo que ele almeja, buscando não decepcioná-lo.
- A família ainda destaca a importância do trabalho comunitário e ressalta que sempre buscaram estar envolvidos com as demandas, principalmente da localidade de Vila Arroio Bonito, onde criaram raízes.
- Tendo como suporte a experiência do pai e do avô, Marcela tem trabalhado para colocar algumas ações em prática, inclusive priorizando o diálogo com o Executivo Municipal. Ela também aposta na busca por conhecimento para realizar um bom mandato como vereadora de Mato Leitão.
- 6 Além de Adelmo, João, Marcela, outras pessoas na família Machry também tem envolvimento com a política.