Por Juliana Bencke e Taís Fortes
Além de ter sido o prefeito mais jovem de Mato Leitão e o com o maior número de mandatos, Carlos Alberto Bohn (PSDB) deve escrever mais um capítulo inédito da história de Mato Leitão. Pela primeira vez, nos 28 anos do município, a Cidade das Orquídeas terá uma eleição com apenas um candidato à majoritária. Na prática, isso significa que basta apenas um voto para reeleger o tucano, que concorre ao lado do atual vice-prefeito, Arly Stöhr, o Flecha, do PDT.
Em entrevista à Folha de Mato Leitão, ele destaca que o fato de se ter apenas uma chapa concorrendo à majoritária na Cidade das Orquídeas será encarado com humildade e respeito. Bohn também avalia as atividades realizadas ao longo do atual mandato e projeta ações para o próximo governo e referentes ao período de campanha.
Folha de Mato Leitão – Qual sensação de ser candidato único à Prefeitura de Mato Leitão, especialmente por ser a primeira vez que isso acontece no município?
Carlos Bohn – É difícil acontecer de ter chapa única. Nós vamos encarar isso com humildade e respeito. Posso dizer que, desde o início do mandato, trabalhamos muito e damos o melhor de nós para governar bem o Município, e acredito que estamos conseguindo muitas realizações. Com a decisão de ter chapa única, poderemos concentrar ainda mais os esforços e continuar focados nas ações de governo, especialmente na saúde, devido à pandemia do coronavírus, e nos reflexos que teremos na economia.
Na sua avaliação, o que levou a essa candidatura única?
Acredito que tenha sido um conjunto de motivos que levou a oposição a não lançar candidatos a prefeito e vice. Uma campanha eleitoral faz parte do processo democrático, mas sabe-se que sempre envolve disputa, discussão e gera divisão. Com chapa única neste momento de pandemia, muito disso poderá ser evitado e penso que o município de Mato Leitão tem a ganhar com isso.
Qual o desafio desta eleição, considerando que é necessário apenas um voto para se reeleger?
O desafio é fazer chegar às pessoas nossas propostas para o próximo mandato e mostrar como vai ser importante a continuidade do trabalho. Particularmente, eu entendo que uma campanha é resultado de trabalho realizado em quatro anos, de tudo que se conseguiu fazer durante o mandato. Falo com orgulho que, junto com toda equipe de servidores municipais, estamos trabalhando muito pelo nosso Município.
Você tem envolvimento com a política de Mato Leitão desde a emancipação. Se reeleito, estará em quatro das oito gestões. Quais cargos já ocupou? De que forma avalia este momento atual para Mato Leitão?
Sou muito grato ao povo que confiou em mim para ser seu prefeito em três oportunidades, vou ficar muito honrado em poder exercer outro mandato, juntamente do Flecha, ainda mais sendo o primeiro com possibilidade de reeleição.
Na vida pública, nos intervalos entre um mandato e outro, fui secretário da Fazenda em Venâncio Aires, no governo Glauco Scherer; fui diretor de articulação com municípios na Secretaria Estadual de Educação durante o Governo Yeda Crussius; e assessor parlamentar na Assembleia Legislativa do Estado, no gabinete da Deputada Zilá Breitenbach.
No momento atual de Mato Leitão, mesmo com todas adversidades que vivemos neste ano – estiagem, incêndio na Calçados Beira Rio e pandemia – realizamos importantes obras que mudaram muito nossa cidade, como asfalto e passeio público nas ruas centrais e acesso, construção da Avenida Alfredo Pilz; renovação da frota de máquinas, veículos, ambulância, micro-ônibus; incentivos para instalação e ampliação de empresas; incentivos e subsídios para agricultura; avanços na área da saúde da população; programas assistenciais para famílias e grupos; escola de qualidade para todos estudantes, com tempo integral desde a creche até o 5º ano do Ensino Fundamental.
Qual será o foco da sua campanha e da próxima gestão?
Iremos propor a continuidade, com a mesma intensidade a tudo que estamos fazendo. O plano de governo para o próximo mandato será discutido com as comunidades durante a realização do Plano Plurianual. Já conseguimos fazer muita coisa, mas sabemos que tem muito a fazer ainda. Temos a convicção de que, com a continuidade, faremos muito mais pelo Município.
Qual é e será o papel do vice-prefeito Flecha na busca da reeleição e na gestão?
O Flecha e eu trabalhamos unidos o tempo todo e tem dado muito certo. Conversamos todos os dias e tomamos decisões juntos. Ele tem um papel importante, assumiu várias vezes como prefeito e, como vice-prefeito, ele acompanha de perto as obras e serviços que são realizados.
Considerando que estamos vivendo uma pandemia e não será possível realizar a campanha ‘no corpo a corpo’, em quais estratégias pretende apostar para esta campanha?
Quanto à campanha, nunca vivemos uma situação dessas, ainda não se sabe como será a campanha política. Em Mato Leitão temos o costume de visitar as famílias, mas diante dessa pandemia não sei se poderemos. A gente faz questão de conversar com as pessoas, ouvir o que elas têm a nos dizer. Teremos que achar uma maneira de levar nossas propostas para um novo mandato de um jeito que não se ponha em risco a saúde das pessoas.
Sobre os candidatos
Prefeito
Nome: Carlos Alberto Bohn, 56 anos
Formação: Ensino Superior/administrador
Esposa: Vera Beatriz Lermen Bohn
Filhos: Fernanda e Guilherme
Natural de Venâncio Aires
Já morou em Mato Leitão e Venâncio Aires
Vice-prefeito
Nome: Arly Stöhr (Flecha), 62 anos
Formação: Ensino Fundamental
Filhos: Bernardo e Theodoro
Natural de Venâncio Aires
Sempre morou em Mato Leitão