Em períodos anteriores, Mato Leitão chegou a ser referência no estado quanto ao plantio e comercialização de erva-mate. Para retomar essa realidade, o vereador Zeca Rodrigues (PDT) indica a criação de programa municipal para fomentar a cultura novamente no município. O pedido foi apresentado na sessão do Legislativo de terça-feira, 18.
Ele destacou em sua justificativa que “devido à carência de incentivo à produção, bem como falta de estímulo do plantio em nosso município, faz-se necessária a criação de uma política que contemple o envolvimento de todos os segmentos interessados”. Rodrigues também ressaltou que a inciativa é importante quanto à geração de emprego e renda.
“Para aumentar a produção é necessário contar com o poder público para estimular o plantio, a fim de que novamente nossa cidade possa voltar a ser grande produtora de erva-mate”, disse o parlamentar. O vereador ainda comentou que em contato prévio com o escritório da Emater/RS-Ascar, os técnicos mostraram interesse em colaborar com a iniciativa.
O parlamentar ainda fez referência a Vivaldino Guterres de Carvalho, que carregava o título informal de ‘Rei da Erva-mate’, herdado do seu avô, Randolfo Rodrigues Chaves, que possuía grandes ervais na região do atual distrito de Vila Santo Antônio. Também lembrou a importância que a indústria Finomate teve na divulgação de Mato Leitão.
Consultado pela reportagem, o prefeito Carlos Bohn disse que a medida é possível e que será avaliada pelos técnicos da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, em conjunto com o escritório local da Emater.