Seis projetos encaminhados pela Administração Municipal estavam na pauta dos vereadores na última terça (AI Legislativo)
Seis projetos encaminhados pela Administração Municipal estavam na pauta dos vereadores na última terça (AI Legislativo)

Os vereadores de Mato Leitão aprovaram, na noite da terça-feira, 19, projetos de leis encaminhados pela Administração Municipal que envolvem o reajuste da remuneração e do vale-alimentação disponibilizados aos servidores públicos dos poderes Executivo e Legislativo, aposentados, pensionistas e secretários municipais. Para essas categorias, o índice de majoração será de 5,5%.

O percentual leva em consideração a variação dos índices inflacionários e do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) no período entre dezembro de 2022 e novembro de 2023, que foi de 4,68%, mais o acréscimo de 0,82% como aumento real. Esse aumento incide sobre a remuneração do mês de dezembro deste ano, com efeitos a partir de 1º de janeiro de 2024.

Conforme a mensagem justificativa da matéria, no ano passado, a Prefeitura da Cidade das Orquídeas disponibilizou, além das perdas inflacionárias de 5,9%, índice de aumento real de 1,1%. “É de se frisar, também, que a presente proposta foi debatida e aprovada em reunião da Administração Municipal com a diretoria da Associação dos Servidores Públicos de Mato Leitão (Aspumale), realizada no dia 18 de dezembro”, informou o prefeito Carlos Bohn.

Na terça-feira, os parlamentares também aprovaram o reajuste proposto para recompor a majoração do vale-alimentação concedido aos servidores ativos nos poderes Executivo e Legislativo, estatutários, contratos temporários, ocupantes de cargos em comissão e funções de confiança.

Com o aumento, o valor do benefício passará para R$ 440 para o cumprimento de uma jornada de trabalho de 40 horas semanais. A correção representa um índice de 11,11%. Caso o servidor tenha carga horária inferior, o valor mensal será calculado proporcionalmente à carga horária atribuída. Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade.

Incentivos industriais

  • No encontro semanal desta semana, os vereadores também aprovaram dois projetos de lei que autorizam o Executivo Municipal a conceder incentivo industrial a duas empresas. Uma delas é a Erico Boessio Transportes, que tem sede em Linha Palanque Pequeno, no interior de Mato Leitão.
  • A empresa conta com 13 funcionários e atua no ramo de transporte de cargas. O auxílio da Prefeitura envolve o fornecimento de material bruto e serviços de terraplanagem, aterro, compactação, deslocamento e remoção de materiais para viabilizar a construção de um novo prédio comercial em alvenaria para abrigar a sede e as atividades do empreendimento.
  • A outra iniciativa contempla a empresa Biosystem Controle de Pragas e Saneamento, cujo incentivo industrial envolve a concessão de uso de prédio de propriedade do Município pelo período de cinco anos, prazo esse que pode ser prorrogado. A estrutura está localizada na Estrada Albino Pedro Giehl, no interior.

Indicação

  • A vereadora Clair Bernardete Sell Konrad (PP) apresentou indicação para que a Prefeitura estude a possibilidade de contratar profissionais especializados nas áreas da terapia ocupacional, neuropsicopedagogia e ainda ampliar o número de fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
  • De acordo com ela, a demanda por esses profissionais vem aumentando na Cidade das Orquídeas. “Vale lembrar que os profissionais que já atuam no Município estão com seus horários saturados e pensando nisso, e em atender melhor a população de Mato Leitão, se faz necessária a contratação de mais profissionais qualificados”, argumentou.