Vereadores mirins participaram de sessão especial nesta quarta-feira
(Foto: Leonardo Pereira/Folha do Mate)
Vereadores mirins participaram de sessão especial nesta quarta-feira (Foto: Leonardo Pereira/Folha do Mate)

Venâncio Aires - Com pulso firme e decididos, 15 estudantes se ‘trajaram’ de vereadores, na tarde de ontem, para a sessão especial do projeto Vereador Mirim, da Câmara de Venâncio. Eles tiveram a oportunidade de utilizar a tribuna para apresentar propostas para a comunidade, em especial voltadas à segurança pública, tema do projeto este ano.

Os jovens prestaram juramento e conduziram a sessão como em uma reunião ordinária do Legislativo. A responsabilidade pela presidência da Casa do Povo ficou com Diana Gabrielle Schlosser, da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Sebastião Jubal Junqueira, de Vila Deodoro. Ela esteve acompanhada na Mesa Diretora da vice-presidente Fernanda Taís Niedermayer, do Colégio Gaspar Silveira Martins, do 1º secretário Maurício Walker Bergamaschi, da EEEM Frida Reckziegel, de Vila Palanque, e 2ª secretária Amanda Beatris Frey, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Alfredo Scherer, do bairro Leopoldina.

Diana aproveitou o momento para, além de apresentar ideias e sugestões, agradecer à experiência vivida nestes dias. “Queria que todos pudessem ter essa experiência. E que os jovens participassem mais das decisões e da comunidade”, destacou.

Estudantes acompanharam a rotina da Câmara (Foto: Leonardo Pereira/Folha do Mate)

Já o presidente do Legislativo, Dudu Luft, disse que o projeto valoriza a juventude e parabenizou a todos os participantes. “Foi uma grande sessão, uma das maiores do Vereador Mirim na história. Podemos mostrar a esses jovens o Poder Público e ingressar eles na realidade da Câmara.”

Além do período das comunicações, houve duas apresentações culturais, das alunas Milena Aparecida da Costa da Silva, da EEEM Adelina Isabela Konzen, e Amanda Beatris Frey, Emef Alfredo Scherer.

O projeto

O Vereador Mirim 2025 teve como tema central a segurança pública. O objetivo foi estimular a participação cidadã e aproximar os estudantes do Legislativo, promovendo a reflexão sobre um assunto de relevância para a comunidade. Os estudantes acompanharam a rotina dos vereadores durante uma semana e participaram das sessões ordinária de segunda-feira, 20, e da especial na quarta-feira, 22.

Público, principalmente de colegas das escolas, lotaram o plenário Vicente Schuck (Foto: Leonardo Pereira/Folha do Mate)

Sugestões dos vereadores mirins

  • Arthur Vinícius Moraes – Colégio Bom Jesus Nossa Senhora Aparecida, que acompanhou Diego Wolschick (PP): programas de prevenção, com maiores ações de lazer, educação e esporte para os adolescentes. Além de sistemas de monitoramento de alta qualidade, com uso reconhecimento fácil e inteligência artificial.
  • Eduarda Konrad Nagel – EMCMEF Cidade Nova, que acompanhou Sandra Silberschlag (PP): uso de recursos tecnológicos, como radar e drones para patrulhamento. Aumento da patrulha escolar, áreas de lazer com câmeras e piso tátil nas calçadas.
  • Agatha Rafaela Ferreira – Emef Benno Breunig, que acompanhou Jeferson Schwingel, o GP (PP): melhorias na iluminação pública, segurança nas escolas com controle dos portões, reforço do policiamento e câmeras de segurança em lugares públicos, como o Acesso Grão-Pará.
  • Maria Gabriela Rodrigues Forgiarini – Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, que acompanhou Ezequiel Stahl (PL): palestras da Brigada Militar em escolas, oficinas sobre educação financeira, trânsito e controle de drogas, além de câmeras de vigilância.
  • Tainá Luiza da Silva – Emef Coronel Thomaz Pereira, que acompanhou Eligio Weschenfelder, o Muchila (PSB): Equipes da Patrulha Rural no interior, especialmente em frente as escolas, asfalto em frente a Escola Coronel Thomaz Pereira, com faixa elevada.
  • Milena Aparecida da Costa da Silva – EEEM Adelina Isabela Konzen, que acompanhou Alberto Sausen (Podemos): controlador de velocidade na RSC-287 em frente a Escola Adelina, mais porteiros nas escolas estaduais e restauração do cercamento da escola.
  • Nicolly Vitória Linhares Barbosa – Emef Otto Gustavo Daniel Brands, que acompanhou Nilson Lehmen (MDB): mais policiamento nas ruas e periferias, mais iluminação e câmeras de monitoramento e leis mais rígidas.
  • Maria Clara de Oliveira – Emef Dom Pedro II, que acompanhou Luciana Scheibler (PDT): leis mais rigorosas, maior efetivo de policiais, um segurança e câmeras de monitoramento nas escolas e lei que limita a circulação de jovens mas ruas desacompanhados.
  • Laís Kaufmann – EEEM Cônego Albino Juchem, que acompanhou Alessandra Ludwig (PDT): fiscalização no trânsito, no começo e final das aulas, pavimentação e iluminação da rua Visconde do Rio Branco em frente a escola, patrulhas da Brigada Militar para orientar motoristas e pedestres e proteção aos animais, com campanhas de conscientização e adoção.
  • Stéfani Valentina Menezes Seibt – Emef Dois Irmãos, que acompanhou Everton Dias (PDT): revitalização da calçada em frente a escola e rampa de acesso.
  • Guilherme Schaefer Bittencourt – Emef José Duarte de Macedo, que acompanhou Gerson Ruppenthal (PDT): vigia na escola, reforma da academia ao lado da escola e câmeras de segurança no local.
  • 2ª secretária: Amanda Beatris Frey – Emef Alfredo Scherer, que acompanhou Gilberto dos Santos (MDB): câmera de monitoramento, identificação de veículos roubados, motos para brigada e departamento de trânsito, patrulhamento em frente ao comércio e melhor iluminação.
  • 1º secretário: Maurício Walker Bergamaschi – EEEM Frida Reckziegel, que acompanhou Claidir Kerkhoff Trindade (Republicanos): maior policiamento em eventos públicos, melhorias nas estradas do interior, asfalto de acesso a Vila Palanque e espaço para lazer em Palanque.
  • Vice-presidente: Fernanda Taís Niedermayer – Colégio Gaspar Silveira Martins, que acompanhou Nelsoir Battisti (PSD): combate ao tráfico de drogas, maior atuação dos guardas municipais e ruas mais iluminadas.
  • Presidente: Diana Gabriele Schlosser – EEEM Sebastião Jubal Junqueira, que acompanhou Dudu Luft (PDT): barreira física na ERS-422, repintura das faixas do asfalto na rodovia e manutenção de estradas no interior.
Leonardo Pereira

Repórter

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.

Acompanha as editorias de economia e cultura, com foco no desenvolvimento da comunidade e do município.