Zeca Rodrigues: os planos para o primeiro mandato de vereador em Mato Leitão

-

É em Vila Santo Antônio, no interior de Mato Leitão, que José Eliseu Rodrigues da Silva (PDT), 55 anos, construiu a vida e criou laços familiares e de amizade. Filho de Rodolfo Rodrigues da Silva, mais conhecido como tio Roda, e de Helena da Silva, a tia Helena, ambos já falecidos, ele escolheu a eleição municipal deste ano para concorrer pela primeira vez a uma das cadeiras do Legislativo da Cidade das Orquídeas.

Com 123 votos, o marido da Solange Beatriz da Rocha Silva e pai do Allan Matheus, 28 anos, e do Lucas Gabriel, 13 anos, conquistou uma das vagas no legislativo. Zeca, como é mais conhecido, tem o Ensino Médio incompleto, é agricultor e, há 15 anos, trabalha como auxiliar de embalamento na CTA Continental Tobaccos Alliance, localizada em Venâncio Aires.

Durante sua trajetória, destaca o envolvimento comunitário, em especial nas atividades desenvolvidas na localidade onde vive. Na adolescência, por exemplo, ele foi presidente durante vários anos do grupo Juventude de Vila Santo Antônio. “Naquela época, todas as comunidades tinham esses grupos”, recorda.

Também ocupou cargos na diretoria da Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Santo Antônio (Assocersa), da Associação de Pais e Mestres (APM) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua e da comunidade católica. Além disso, participou de duas eleições do Conselho Tutelar e nas duas oportunidades foi eleito para desempenhar a função. Ainda foi integrante da diretoria da arbitragem da Assoeva, da Capital Nacional do Chimarrão, e trabalhou por oito anos na arbitragem do Campeonato de Futebol Amador do município.

Campanha

O vereador eleito avalia o período de campanha como muito tranquilo. “Tive um grupo de amigos que me ajudou muito, que indicou lugares que eu poderia fazer uma visita. A minha família também colaborou bastante. Acredito que mais de 30% dos votos foram da família, pois tenho muitos parentes de longe”, relata.

Ele destaca que sempre respeitou as restrições impostas pela pandemia de Covid-19. “Não tomei chimarrão, usei máscara e tinha o álcool gel junto comigo. Eleitores dos grupos de risco não visitei”, compartilha. Em relação aos locais de visitas, Zeca conta que focou em ir até a casa de conhecidos, principalmente na localidade de Vila Santo Antônio, onde tem suas raízes.

Entrevista

 

Folha de Mato Leitão – Quando iniciou sua história com a política? Já concorreu em outras eleições ou ocupou cargos públicos?

José Eliseu Rodrigues da Silva – Eu comecei a me envolver com a política no fim do pleito de 2016. Vi alguns resultados de candidatos daqui da comunidade e aí muitos da época desistiram de participar. Além disso, muitos amigos me incentivaram a concorrer. Um colega da CTA também me estimulou a ir porque eu tinha muitos amigos e muita influência. Esta foi a primeira vez que participei do pleito para vereador e nunca ocupei um cargo público.

O que lhe motivou a concorrer como vereador?

Foi um incentivo dos amigos. Acho que é bom toda comunidade ter o seu representante na Câmara e isso me motivou a concorrer, porque eu estou sempre presente aqui na comunidade de Vila Santo Antônio. Sempre fui uma pessoa atuante e isso me motivou a querer trabalhar em prol dos moradores da localidade.

Quais ações você pretende colocar em prática no mandato como vereador?

Um sonho meu é ter o asfalto que liga a sede de Vila Santo Antônio ao Centro do município. Vou ir atrás para ver se consigo alguma verba de deputados para ajudar nessa conquista. Quero ser um vereador presente, não alguém que procura as pessoas apenas de quatro em quatro anos, porque o vereador é a voz do povo.

O que representa ter sido eleito vereador da Cidade das Orquídeas?

É uma honra com certeza e é muito satisfatório, mas também uma responsabilidade porque preciso honrar as pessoas que depositaram em mim um voto de confiança, principalmente os eleitores aqui da Vila Santo Antônio, onde eu fui o mais votado e muita gente me ajudou para eu chegar a essa grande votação.

Para você, o que torna Mato Leitão um município desenvolvido?

Entendo que Mato Leitão é um município pequeno, mas que sempre foi bem administrado. Acho que esse é o ponto fundamental, porque todas as pessoas que estiveram à frente trabalharam em prol do desenvolvimento do município.

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido