Com informações de AI Prefeitura.

Na manhã de hoje, o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, terá uma reunião com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Kátia Abreu. O encontro com presidentes de Câmaras Setoriais e Temáticas ocorre às 11h, e visa aproximar assuntos das câmaras com a principal líder da agricultura brasileira. Na ocasião, Artus debaterá assuntos como o projeto do Polo de Proteína e o asfalto para Linha Sapé.

A viagem à Capital Federal servirá também para que ele apresente ao Ministério o projeto do Polo de Proteína de Venâncio Aires; uma alternativa de diversificação às lavouras cultivadas com tabaco.

O projeto prevê a segunda etapa do asfaltamento do PAC dos Frigoríficos, abrangendo desta vez a estrada principal de Linha Sapé, que servirá também para escoamento da produção de tabaco. 

A criação do Polo de Proteína de Venâncio Aires é um grande exemplo de que estamos tentando alternativas para manter o homem no campo com boa renda e produção de alimentos. Acreditamos que o país precisa reconhecer e investir de forma mais contundente nestes projetos, já que sabemos que existe um grande mercado para a carne brasileira. O investimento no setor produtivo tem retorno garantido para o Brasil e é isso que vou tentar mostrar para a ministra através do Polo de Proteína”

Asfalto de Linha Sapé

O recurso mais urgente buscado pelo prefeito junto ao Ministério da Agricultura visa o asfaltamento de 6,7quilômetros da estrada principal de Linha Sapé até o Frigorífico Sapé. A obra, orçada em até R$ 4 milhões, é a segunda etapa do PAC dos Frigoríficos, lançada pelo Governo local com o objetivo de asfaltar o acesso aos quatro principais frigoríficos do município. Depois de Vila Santa Emília, que já recebe obras de asfaltamento pelo mesmo projeto, a estrada de Linha Sapé é justificada por Airton Artus por ser uma região produtora, diversificada e com grande tráfego de veículos. “A estrada é prejudicada pelo movimento de caminhões da Prefeitura em busca de material no Cerro do Baú, além disso, são mais de 30 caminhões do frigorífico passando diariamente, transporte escolar e urbano. O caminho é uma importante via de ligação com outras localidades rurais, como Tangerinas, Canto do Cedro, Cerro do Baú e Marechal Floriano”, destaca Artus.

O prefeito acredita que o Ministério da Agricultura pode ser um aliado na busca por recursos para asfaltamento no interior. Para ele, a infraestrutura rural é um dos entraves para a produção e a permanência do homem no campo. “Podemos manter a produção de tabaco e apostar na produção paralela de alimentos. Para isso, precisamos garantir infraestrutura de transporte”, comenta.

Através do projeto PAC dos Frigoríficos, que já iniciou por Santa Emília e deve seguir até Linha Sapé, Picada Nova e Mariante, ao todo serão 18 quilômetros pavimentados. Além disso, outros 12 quilômetros são projetados ainda pelo governo Airton Artus, beneficiando a estrada velha para Santa Cruz do Sul (Linha Hansel), Linha 17 de Junho, trecho entre Santa Emília e Teresinha e trecho entre Picada Nova e Palanque.

Foto: DivulgaçãoProjeto visa o asfaltamento de 6,7quilômetros da estrada principal de Linha Sapé até o Frigorífico Sapé
Projeto visa o asfaltamento de 6,7quilômetros da estrada principal de Linha Sapé até o Frigorífico Sapé