População tem dificuldade para marcar exames e obter remédios

-

xxxx

O agendamento de exames e a retirada de medicamentos ficaram prejudicados neste início de ano e geraram reclamações por parte dos usuários do Sistema único de Saúde (SUS) em Venâncio Aires. A Prefeitura alega que a situação está relacionada com constantes quedas de luz, à lentidão do sistema informatizado e também a atrasos na renovação dos contratos com os prestadores de serviço laboratoriais.

Em relação à retirada de medicamentos, o secretário municipal de Saúde, Celso Artus, explicou que o serviço foi interrompido esta semana devido à impossibilidade de acesso ao sistema informatizado de dados. Disse que se fez necessária a substituição de equipamento, que está sendo aguardado e foi buscado por meio da autorização de uma compra emergencial.

Ele relatou a dependência do sistema informatizado e a dificuldade de atender à demanda de forma manual, inclusive pela necessidade de registro das retiradas para posterior prestação de contas. Mas apesar da interrupção temporária, garantiu que estava havendo sensibilidade para não deixar os que realmente necessitam sem o seu medicamento.

FILAS PARA EXAMES

Assim como a retirada de remédios, o agendamento de exames também é dependente do sistema informatizado e ocorre uma vez por mês junto aos postos de saúde onde foi realizada a consulta. No caso dos exames laboratoriais, foi na última segunda-feira, 11, quando houve o registro de reclamações em função de filas.

Artus reconheceu que há a ocorrência de filas e as atribui à lentidão do sistema informatizado. “Aquilo que você poderia atender em três minutos, tu atende em 15.” Também cita que tem havido constantes quedas de luz, que contribuem para atrasar o processo. A Secretaria Municipal de Saúde também confirmou que algumas pessoas não conseguiram marcar exames em função de atraso na renovação de contratos com alguns dos prestadores de serviços laboratoriais, pois isso diminuiu o número de exames disponíveis para agendamento.

Apesar disso, a secretária-adjunta, Rosane da Rosa, mencionou que nenhum exame com solicitação de urgência deixa de ser atendido. Além do dia 10, informou que há agendamentos por volta do dia 1º e do 26, sendo que o dia de agendamento varia com o tipo de exame.

Em relação às quedas de energia, a pasta informou que já contatou a concessionária de energia em busca de uma solução. Já os contratos com os prestadores de serviço estão sendo normalizados.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido