Por maioria, Câmara aprova a instituição do Programa de PPPs e de Concessões de Venâncio Aires

-

Em sessão realizada na noite desta segunda-feira, 1º, a Câmara de Vereadores aprovou, por maioria de 8 votos a 6, o Projeto de Lei número 059, de autoria do Executivo e que institui o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e de Concessões do Município de Venâncio Aires. A proposta foi apreciada após passar por revisão e tem como objetivo promover, fomentar, coordenar, disciplinar, regular e fiscalizar parcerias público-privadas no âmbito da Administração Municipal, seja direta ou indireta.

A principal justificativa do Executivo para a criação do programa é a necessidade cada vez maior de agilidade nos atos do Município, que muitas vezes se vê ‘amarrado’ na burocracia e não atende com a celeridade necessária as demandas comunitárias. Votaram a favor da matéria os vereadores César Garcia, Gerson Ruppenthal, Ana Cláudia do Amaral Teixeira e Luciana Scheibler, todos do PDT, além de André Puthin (MDB), Ricardo Landim (União Brasil), Rodrigo VT (PSD) e Clécio Espíndola, o Galo (PTB).

Único integrante do bloco de oposição a votar favoravelmente ao projeto, Galo esclareceu que adotou esta posição porque a legislação prevê que todas as PPPs passem pelo crivo do Legislativo antes de serem implementadas. Votaram contra a proposta os vereadores Ezequiel Stahl, Diego Wolschick, Renato Gollmann e André Kaufmann, além de Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, o Muchila, ambos do PSB. Presidente da Mesa Diretora do Legislativo, Benildo Soares (Republicanos) só votaria em caso de empate, mas na discussão do projeto, afirmou ser favorável.

ORDEM DO DIA

• Projeto de Lei Complementar número 011, do Executivo: altera o Anexo I da Lei Complementar número 224, de 22 de setembro de 2021, que institui Contribuição de Melhoria decorrente da valorização imobiliária da obra a ser realizada na rua Theodoro Pilz, e autoriza o Município a promover os atos necessários para a sua cobrança. Aprovado por maioria de 8 a 6.

• Projeto de Lei número 059, do Executivo: institui o Programa de Parcerias Público-Privadas (PPPs) e de Concessões do Município de Venâncio Aires. Aprovado por maioria de 8 a 6.

• Projeto de Lei número 075, do Executivo: dispõe sobre o sistema de transporte público coletivo de passageiros. Pedido de vista do vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB).

• Projeto de Lei número 081, do Executivo: insere o inciso XIV ao art. 3º da Lei número 6.276, de 19 de fevereiro de 2019, que dispõe sobre a reformulação do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMI) de Venâncio Aires”. Aprovado por unanimidade.

• Projeto de Lei número 083, do Executivo: acrescenta vaga ao cargo de provimento efetivo de Técnico Administrativo, criado pela Lei número 1.618, de 30 de dezembro de 1992, que dispõe sobre os quadros de cargos e funções públicas do Município, estabelece o plano de carreira dos servidores e dá outras providências. Aprovado por unanimidade.

• Requerimento número 051: do vereador André Puthin (MDB), solicita homenagem à Mármore Seguros, pelos 40 anos de fundação, completados no dia 15 de julho de 2022. Aprovado por unanimidade.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido