Desde o fim do ano passado, o sinal da TV Record não está disponível em Venâncio Aires. Nos últimos dias, moradores do município voltaram a questionar o motivo deste problema.
Conforme o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação da Prefeitura, Reinaldo Duarte da Silva, o sinal ficou fora do ar desde que foi registrado um furto de fios junto à torre comunitária, localizada no bairro Cidade Alta. A situação provocou um curto-circuito que danificou os transmissores analógicos pertencentes ao município. Na mesma época, lembra Reinaldo, acontecia a migração para o sinal digital e os canais investiram em transmissores próprios, com exceção da Record e Pampa.
Desde então, entre os canais de TV aberta, somente RBS (Globo), SBT, Band e TV Verdade funcionam no sinal digital em Venâncio Aires. Já a Pampa (Rede TV) segue somente com o sinal analógico, no canal 49 (era canal 34).
A TV Record não tem nenhum dos sinais no município. Conforme Reinaldo, o assunto já foi debatido entre a Prefeitura e representantes da emissora. A Record pede que o Município faça esse investimento, que é estimado em R$ 100 mil.
O custo de energia elétrica da torre comunitária da Prefeitura gira em torno de R$ 6 mil mensais. A estrutura é usada por emissoras de TV, uma rádio comunitária e também empresas de internet.