A noite de sábado, 25, foi de comemoração para o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo. Mantendo o lema há 16 anos, “Com alegria, paz e dança”, a entidade recebeu convidados e familiares no salão de Eventos, no Parque Municipal do Chimarrão, para apresentar o novo prendado e a estreia da invernada pré-mirim. Acompanhados pelos casais de padrinhos, Roseli Baron e Claudio Baierle, Luce Carmen Mayer e Dalmo Mayer, oito candidatos receberam faixas e crachás de acordo com nomeação da patronagem
Na noite, foram apresentados os seis pares que integram a invernada pré-mirim. Por iniciativa dos integrantes da invernada juvenil Marina Mayer e Gabriel Ferreira, com apoio de Daniel Seitenfus e Valeria Lima, o grupo ensaia há dois meses.
O evento denominado de Feijoarte, na sua oitava edição, teve também apresentação do grupo juvenil com coreografia baseada na obra de Erico Verissimo, ‘O tempo e o vento’, gravada na cidade cenográfica ‘Santa Fé’, em Bagé. O trabalho é assinado por Vinicius Martins dos Santos e Fernanda Cassariego, instrutores da invernada.
Por sua contribuição à entidade, o instrutor Flint, como é conhecido no meio tradicionalista, recebeu o reconhecimento dos dançarinos e patronagem. A coordenadora artística da 24ª Região Tradicionalista, Luce Carmen Mayer, também enalteceu o trabalho de Vinicius à frente da invernada. Ela destacou a trajetória do tradicionalista no movimento e a sua persistência com as danças tradicionais junto às crianças e jovens.
– 1ª Prendinha Dente de Leite: Laura Felten, 3 anos
– Piazito Dente de leite: Vitor Mahl, 4 anos
– 1ª Prenda Pré-Mirim: Maria Eduarda Henckes, 8 anos
– Piazito: Frederico da Rosa, 5 anos
– 1º Guri Farroupilha: Gabriel Ferreira, 15 anos
– 2º Guri Farroupilha: Luís Fernando Bergamaschi, 15 anos
– 1º Peão Farroupilha: César Augusto Dutra, 16 anos
– 2º Guri Farroupilha: Matheus André Henckes, 15 anos