Há 10 edições o Fórum de Educação de Venâncio Aires também ganhou ‘ares’ internacionais e, desde então, estrangeiros também passaram pelo município e trouxeram suas experiências em educação. Neste ano, quem vem de longe é o português José Pacheco, 67 anos.
A conferência dele, “Educação: práticas escolares transformadoras da vida e do mundo” abre a programação do XI Fórum Internacional e XV Fórum Nacional de Educação, que começa na noite desta quarta-feira, 24, na Sociedade Olímpica de Venâncio Aires (Sova).
A secretária de Educação, Joice Battisti Gassen, destacou que José Pacheco é conhecido por idealizar a chamada “Escola da Ponte”, na cidade do Porto, instituição que ficou conhecida nas últimas décadas pelo projeto baseado na autonomia dos estudantes. Na prática, não segue um sistema baseado em seriação ou ciclos e os professores não são responsáveis por uma disciplina ou por uma turma específicas. “Uma metodologia diferenciada, em que o sujeito, o próprio aluno, também é responsável pela sua construção”, resume Joice.
A palestra está prevista para começar às 19h45min. Antes disso, a partir das 18h ocorre o credenciamento, seguido da abertura oficial, às 19h.
PERFIL
De acordo com informações disponíveis no site do Fórum de Educação, José Pacheco é especialista em Leitura e Escrita, e mestre em Ciências da Educação pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto.
Coordenou o projeto “Fazer a Ponte”, de 1976 a 2004, realizado na Escola da Ponte. Foi membro do Conselho Nacional de Educação de Portugal, coordenador do “Educação para Todos” projeto de 2001/2004, desenvolvido pelo Instituto Paulo Freire. Desde 2011, colabora diretamente no Projeto Âncora, uma ONG em Cotia, São Paulo, que segue o mesmo modelo de ensino.
Ainda no Brasil, integrou o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia, no Projeto Brasília 2060, e o Grupo de Trabalho de Inovação e Criatividade da Educação Básica, do Ministério da Educação.