A Secretaria Municipal da Saúde realiza mobilização especial neste sábado, 8, dia que marca a abertura da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. Nesta data, haverá atendimento das 8h às 17h em todos os postos de saúde da cidade e do interior, com exceção da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Santa Tecla, Posto de Atendimento Médico (PAM) e Centro de Atenção a Doenças Infectocontagiosas (Cadi). Os postos de Linha Travessa, Vila Estância Nova e o posto do Loteamento Tabalar, que ainda não foi inaugurado, também terão pontos de vacinação.
Deverão ser vacinadas contra a poliomielite todas as crianças com idade entre seis meses e cinco anos incompletos. Já a vacina contra o sarampo é obrigatória para as crianças que tenham entre um e cinco anos incompletos. As doses só serão aplicadas mediante a apresentação da carteira de vacinação das crianças. A aplicação poderá ser feita até o próximo dia 28 de novembro, data de encerramento da campanha promovida pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil. Neste período, haverá outro dia de mobilização especial para a vacinação, no dia 22 de novembro, também um sábado.
A coordenadora do Setor de Imunizações da Secretaria, Aline Royer Iser, destaca que o atendimento nos postos durante o sábado será integral pois não haverá aplicação de vacinas em postos volantes. A enfermeira frisa que, para evitar transtornos, as pessoas procurem os postos até às 16h. “Nos postos da cidade, costuma haver um acúmulo de pessoas chegando próximo das 17h, o que inviabiliza o atendimento dentro do horário estabelecido”, ressalta. “Em alguns postos, vamos distribuir senhas no final do período de atendimento para evitar transtornos”, afirma.