Depois de um ano e três meses de trabalho, o inventário turístico dos municípios que integram a Associação de Turismo do Vale do Rio Pardo (Aturvarp) está pronto.Hoje, após reunião da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp), os prefeitos da região receberam os documentos em mãos, pelo presidente da Arturvarp, Carlos Corrêa da Rosa.
Durante a entrega do documento que evidencia as potencialidades de cada município, Rosa destacou que ele será uma ferramenta importante para auxiliar o desenvolvimento do setor na região do Vale do Rio Pardo. “Com posse nestes dados, os municípios poderão direcionar suas políticas públicas com o foco de atrair mais turistas para a região.” Na oportunidade, ainda agradeceu que o inventário se concretizou graças aos prefeitos e a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que entenderam a preocupação da Arturvarp e abraçaram a causa.
O pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, em nome da instituição agradeceu a oportunidade de desenvolver o inventário. “Esse trabalho foi feito de forma bastante minuciosa e, com certeza, ele dará elementos para que, mesmo de forma local, os municípios vejam melhor suas potencialidades.” Sob essa perspectiva, o secretário estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, aproveitou a oportunidade para pedir aos Administradores Municipais que aproveitem o inventário. “O turismo é uma fonte de renda, mas as prefeituras tem que entender isso, para que o turismo se desenvolva e atraia investidores.”
Representando a Amvarp, o prefeito Airton Artus destacou que o projeto será importante ferramenta para potencializar os produtos de cada cidades. “Estamos dando um passo muito importante, pois, além de valorizar nossas potencialidades, vamos conseguir vender nosso turismo e nossos produtos”, comenta e parabeniza: “essa vitória é de vocês Carlos, da Aturvarp, que idealizaram e não desistiram do projeto.”