Luzes, shows, passeios de Dindinho e o tradicional encontro com o Papai Noel se somam à decoração e garantem diferentes sensações tanto para as crianças quanto para os adultos, que circulam pelas ruas da cidade e vivem a magia do Natal.
Morador do bairro Gressler, Jairo Vargas Oliveira, 37 anos, participa todos os anos da programação natalina. Acompanhado da esposa, Tereza Zoraide de Campos, 38 anos, levou a filha Juliana, 7 anos, para fazer os pedidos para o Papai Noel na terça-feira, 11. “Aproveitamos a noite agradável para conferir a decoração da Praça da Matriz, em família.”

Segundo Oliveira, tudo ficou muito bem planejado e trouxe o espírito do Natal à cidade. “Gostei muito da decoração das árvores e da disposição dos papais noéis pelas praças, achei bem criativo.”
CORRENTE DO BEMPara resgatar a sensação mágica do Natal, um grupo de voluntários, profissionais da Prefeitura e segmentos sociais se envolveram nesta corrente do bem para deixar a cidade “no clima do Noel”. A equipe, liderada pela primeira-dama Cristiane Wickert, começou a se envolver na decoração e programação especial de fim de ano, há cerca de dois meses.
Nos dedicamos muito, assim como no Natal e Páscoa passada, na construção de cada detalhe, reajustes de reaproveitamento, efeitos de luz e pinturas. A decoração traz o espírito do Natal às pessoas que circulam dentro dos espaços que são para todos.
CRISTIANE WICKERTPrimeira-dama e idealizadora do Natal Cor&Magia
De acordo com Cristiane, cinco voluntárias diretas auxiliaram na ornamentação de Natal, a exemplo do que ocorreu na Páscoa e no Natal do ano passado. Além disso, cerca de 15 pessoas se uniram ao grupo para enfeitar as praças. “A população percebeu a movimentação e começou a ajudar, em diferentes turnos”, afirma.
Além de toda a decoração natalina das praças, o presépio, montada pela Paróquia São Sebastião Mártir, também atrai a comunidade e os visitantes, que passam em frente à Igreja Matriz. Neste ano, escolas e entidades também foram convidadas a contribuir e decorar os canteiros da Avenida Ruperti Filho. “Propus essa ideia para reascender o que acontecia há muitos anos, quando minha avó morava lá e os moradores enfeitavam os canteiros”, explica a primeira-dama.
Passeios de DindinhoAlém de prestigiar a decoração e levar as crianças para uma visita à Casinha do Papai Noel, famílias que visitam o centro da cidade têm a opção de passear de Dindinho. O passeio tem como ponto de partida a Travessa São Sebastião Mártir e percurso inclui ruas centrais da cidade e conta com música e participação dos palhaços e da equipe de organização do Rotaract Club. O Dindinho circula até dia 23. Na segunda-feira, os passeios ocorrem a partir das 17h; de terça a sexta-feira, a partir das 19h30min; aos sábados, a partir das 18h30min, e aos domingos, a partir das 18h. O custo do passeio é R$ 2, incluindo crianças a partir de um ano.
Estímulos para o comércioAlém da decoração e das atrações artísticas, o horário de atendimento estendido das lojas atrai pessoas para o centro da cidade e estimula o movimento no comércio. Segundo o proprietário da sorveteria Kaskita, Wolney Vian, nesta época do ano, as vendas aumentam, em média, 30%.

De acordo como ele, o público é bem diversificado, mas predominam as famílias, que aproveitam os fins de semana e as noites no centro. “O pico é durante os passeios do Dindinho. Acredito que se houvesse mais segurança durante a noite, as pessoas ficariam até mais tarde aproveitando na área central da cidade”, considera.
Vian lembra que o comércio também se mobilizou com os preparativos para o Natal. Segundo ele, todas as lojas do calçadão contribuíram com uma quantia em dinheiro para as melhorias da rua Osvaldo Aranha. “Com o aumento no fluxo de pessoas temos um retorno positivo nas vendas”, salienta.