Práticas milenares ganham novos adeptos na pandemia

-

Por Lincoln Copceski

A pandemia impôs algumas condições de vida completamente inesperadas. A tecnologia virou o centro de nossas vidas e a maior solução para o trabalho, para a educação e até para as compras do dia-a-dia. Mas, em meio a tantas preocupações em um mundo moderno, muitos resolveram olhar para o passado e se dedicar às práticas milenares que ajudam na saúde da mente e do corpo.

A principal delas é o Yoga. Provavelmente, você já se deparou com algum praticante ou, pelo menos, com vídeos na internet que abordam o assunto. A atividade já é até reconhecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS) como uma prática integrativa que pode auxiliar no combate ao estresse, à insônia, à ansiedade e à depressão. Em tempos de extrema preocupação com a saúde mental, o Yoga se apresentou como uma alternativa de relaxamento.

Além dos benefícios para a mente, a prática também funciona como um ótimo exercício físico, ajudando a combater o sedentarismo de quem está passando muito tempo em casa, pois é eficaz para emagrecer e ganhar força. Outro atrativo é a facilidade: ao contrário dos exercícios típicos das academias, não exige praticamente nenhum equipamento. Apenas com um tapete de Yoga já é possível ter todo o conforto e segurança necessários para a atividade.

Outra prática que ganhou muitos adeptos no último ano foi a meditação. A atividade, que tem como principal proposta a melhora da inteligência emocional, pode auxiliar a reduzir os medos e as inseguranças em um período tão difícil, além de também ajudar no combate aos transtornos emocionais como o estresse e a ansiedade. Assim como o Yoga, a meditação também não exige nenhum aparato específico. Para os iniciantes no assunto, os vídeos na internet que ensinam a aprimorar a prática têm sido as melhores bases para começar.

O Tai Chi Chuan também mistura os benefícios corporais e mentais. Conhecido como “meditação em movimento”, a prática milenar chinesa propõe aprimorar o equilíbrio emocional através do equilíbrio físico, com movimentos semelhantes aos das artes marciais. Assim como as duas atividades citadas anteriormente, o Tai Chi Chuan também é uma prática integrativa reconhecida pelo SUS e é utilizada de maneira preventiva em vários projetos de saúde pública.

Por fim, outra prática que vem atraindo a atenção de muitos brasileiros é a Ayurveda. Reconhecido como um dos sistemas medicinais mais antigos do mundo, a premissa é aliar a vida saudável através da alimentação e a conexão com a natureza, funcionando como medicina preventiva. Por isso, a Ayurveda tem efeitos mais diretos nos cuidados contra a covid-19, já que a dieta pregada pelo sistema influencia na melhora da imunidade do organismo. Além disso, seguir os ensinamentos propostos também ajuda a melhorar a qualidade do sono e diminuir os maus sentimentos provocados pela pandemia.

LEIA MAIS:

notícias variedades Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido