No dia que antecede o Dia Internacional da Mulher, uma mulher assumiu a presidência da Associação de Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp). Ontem, 7, Rosane Petry (PP), prefeita de Vera Cruz, foi aclamada a nova representante dos 15 municípios associados. Ela é a terceira prefeita a assumir o cargo, nos 50 anos da entidade. Antes dela Beatriz Krainovic, prefeita de Vale do Sol, e Kelly Moraes, de Santa Cruz do Sul, haviam ocupado o posto.  

A escolha da nova diretoria ocorreu em Venâncio Aires, durante uma reunião-almoço no Parque Municipal do Chimarrão. O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, que abriu o encontro, faz parte da nova diretoria onde responde como 2° vice-presidente.

A assembleia ordinária contou com a presença do secretário estadual de Saúde, Ciro Simoni e do presidente da Federação de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Ari Vanazzi.

Para a nova presidente , a saúde,  a duplicação da RSC-287, a inclusão da região no traçado da Ferrovia Norte-Sul; a defesa do tabaco e o incentivo à diversificação, estão entre as principais metas de sua gestão. “A saúde é um dos gargalos da nossa região”, salientou.

Segundo Rosane, um bom trabalho se faz unido, por isso, disse que quer tornar a Amvarp uma entidade ainda mais organizada e anunciou a formação de comissões de prefeitos para atuarem à frente das principais carências da região do Vale do Rio Pardo.

No seu primeiro discurso como presidente, a prefeita de Vera Cruz, ainda aproveitou para agradecer o seu partido, o PP, pela indicação e destacou a presença do prefeito de Santa Cruz do Sul, que quebrando a ‘tradiçãoÂ’, abriu mão de presidir a entidade nesse primeiro ano de governo.João Davi Göergen, ex-prefeito de Boqueirão do Leão, aproveitou para relatar suas lutas à frente da Amvarp e pediu que a nova presidente trabalhe incansavelmente as questões de saúde, do tabaco e dos royalties.

O presidente da Famurs destacou o trabalho regional e disse que os municípios devem se mobilizar em torno dos royalties e garantir os recursos para novos investimentos. Salientou ainda a importância de retomar a discussão pelo Pacto Federativo.

Artus, durante a reunião destacou a inauguração da UTI, após 13 anos de luta e apresentou o projeto da UPA24h, como modelo para todo o país. Após a encontro, os prefeitos visitaram a construção da Unidade de Pronto-Atendimento, no bairro Cruzeiro e participaram da inauguração da UTI do Hospital São Sebastião Mártir.

Nova diretoria

– Presidente: Rosane Tornquist Petry (Vera Cruz), PP- Primeiro vice-presidente: Fernando Schwanke (Rio Pardo), PMDB- Segundo vice-presidente: Airton Artus (Venâncio Aires), PDT- Primeiro secretário: Paulo Roberto Butzge (Candelária), PMDB- Segundo secretário: Ricardo André de Azeredo (Vale Verde), PSB- Tesoureiro: Carlos Gilberto Baierle (Passo do Sobrado), PT

Conselho Fiscal:- Titulares: Carmen Goerck (Mato Leitão), PP; Clécio Halmenschlager (Vale do Sol), PMDB; Clairton Wegmann (Sinimbu), PMDB – Suplentes: Cássio Nunes Soares (Pantano Grande), PP; Nazario Kuentzer (Herveiras), PTB e Luiz Augusto Schmidt (Boqueirão do Leão), PDT