Na tarde desta segunda-feira, 02, o prefeito Airton Artus convocou coletiva de imprensa para informar que decretou diminuição de despesas na Administração Municipal. O objetivo é de manter as atividades da prefeitura sem a necessidade de demissões. Atualmente o déficit nas contas municipais alcança os R$ 5,5 milhões. Com o decreto, Artus espera zerar as contas até o fim do ano.

A medida foi estudada para evitar gastos e compras desnecessárias e a manutenção das obras do município. Além disso, a falta de repasses por parte do Governo Federal afetaram o caixa da prefeitura. Entre os causadores do desequilíbrio estão a falta de repasses do Imposto Sobre Serviços (ISS) do cartão de crédito, os royalties do petróleo e o acréscimo de 2% no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Uma equipe foi criada para coordenar as ações de contenção de gastos no Executivo Municipal. O grupo fará análise de controle das finanças, compras, estudos de turno único, novas contratações e ampliação de fiscalizações. Para equilibrar o caixa estão projetadas ações para ampliar arrecadação, com a cobrança da dívida ativa e a venda de bens públicos, como o prédio da Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social e de oito lotes no Distrito Industrial.

“Tínhamos a expectativa de manter as contas com os repasses do Governo Federal e outros recursos, porém não ocorreram. Assim criamos um pacote de medidas para melhorar as contas públicas,” salientou Artus.

NOVA SECRETáRIA

Fabiana Keller é a nova secretária municipal da Fazenda. O anúncio foi feito pelo prefeito durante a coletiva de imprensa. Fabiana atuava no anexo fiscal e ocupará o cargo de Vilmar do Oliveira que deixa a Administração Municipal e se dedicará a iniciativa privada. Junto com Artus, e a equipe da Procuradoria Jurídica, a nova secretária atuará na coordenação do grupo de trabalho para diminuição do déficit municipal.