O prefeito Airton Artus recebeu nesta terça-feira, 24, pedido para a realização de obras na Avenida das Indústrias. A solicitação partiu de moradores do bairro Universitário e representantes das unidades da Unisc e do IF-Sul no município. Artus agradeceu a visita e declarou ao grupo que os primeiros investimentos solicitados ocorrerão no segundo semestre deste ano. O passo inicial consiste na construção de passeio público em um dos lados da via, responsável por ligar as rodovias RSC-453 e ERS-287.

Foto: Geferson Kern / AI PrefeituraSecretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ronald Artus, e o prefeito Airton Artus, recebem documento com pedidos de melhorias de representantes do bairro Universitário
Secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Ronald Artus, e o prefeito Airton Artus, recebem documento com pedidos de melhorias de representantes do bairro Universitário

Ao receber em mãos o pedido de melhorias da comunidade, Artus declarou que a construção da calçada será feita com recursos próprios da Administração Municipal. “Já tentamos outras formas de financiamento para a execução desta obra, mas não fomos atendidos”, disse Artus. “Como se trata de um antigo anseio da comunidade e de um local primordial para o desenvolvimento do município, faremos esforço especial para atender a demanda, mesmo num momento em que estamos reduzindo gastos”, avaliou.

O prefeito ressalta que a execução de obras de infraestrutura na Avenida já estava sendo trabalhada pelo Executivo, através da busca de emendas parlamentares. No entanto, duas emendas com esta finalidade, encaminhadas pelos deputados federais ênio Bacci, do PDT (R$ 700 mil), e Sérgio Moraes, do PTB (R$ 1 milhão), foram frustradas por cortes de gastos do Governo Federal, o que atrasou a realização dos trabalhos.

O estudo técnico para a obra está sendo conduzido pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão. O projeto engloba a construção de acostamento e melhorias na sinalização viária, que integram a pauta de solicitações entregue a Airton Artus. Estas obras, no entanto, devem ocorrer no próximo ano, por conta da diminuição de despesas adotada pela Administração Municipal para reduzir o déficit hoje projetado no orçamento anual.

A Avenida das Indústrias é a via de acesso utilizada pelos 533 alunos do IF-Sul e 409 acadêmicos da Unisc para chegar aos campi. Além de estudantes, professores e funcionários destas instituições, o ponto abrange o fluxo de moradores da região e trabalhadores do Distrito Industrial. O local concentra hoje 20 empresas, entre as quais representantes dos setores fumageiro, calçadista e moveleiro.