
Entre a terça-feira, 21, até este domingo, 26, o ginásio de esportes do Complexo da Comunidade Evangélica Luterana de Vale Verde viu circular cerca de 6 mil visitantes. Essa é a estimativa do prefeito de Vale Verde, Ricardo Froemming, o Feijão, ao fazer uma avaliação sobre a 3ª Expofeira, evento que integrou as festividades de 29 anos do Município.
Durante todos esses dias, o espaço contou com cerca de 80 feirantes, que levaram serviços, artesanato e produtos coloniais, além da exposição de outros itens comerciais. “A expectativa era muito boa e o clima colaborou. Claro que sempre tem erros e acertos, e foi minha primeira vez como prefeito, junto com a comissão organizadora, mas posso dizer que alcançamos. Os feirantes elogiaram muito, tem ajustes a fazer, mas saímos satisfeitos dessa festa, com uma grande programação.”
O prefeito mencionou a mudança da feira, que neste ano foi estruturada para ocorrer dentro do ginásio, garantindo segurança em caso de chuva ou vento. Com isso, as atividades artísticas e culturais, além dos bailes, passaram para o lonão, montado ao lado da praça da alimentação e do parque de diversões, que também foi uma novidade. “Tenho certeza e do que me passaram, todos ficaram contentes com esse formato.”

2026
Em 2026, Vale Verde completará 30 anos. Ricardo Froemming disse que ainda será pensado se haverá continuidade na Expofeira já no ano seguinte ou ela será feita de dois em dois anos. “É uma data bem significativa para nós, então temos que pensar. Temos que buscar patrocínios, não é fácil. Mas a comunidade merece festa, então vamos trabalhar e ver, até o começo do ano, a possibilidade de o que fazer nesses 30 anos.”

Avaliações

A Expofeira também agradou visitantes e expositores. Os agricultores Antônio e Rejane de Borba, de 67 e 59 anos, respectivamente, moram em Sinimbu, e dedicaram o domingo para conhecer um pouco mais de Vale Verde. “Eu passei por aqui uma vez e hoje viemos ver a feira. Está muito bonita e organizada”, elogiou Antônio.
Entre os empreendedores que levaram seus negócios para a feira, está Vinicius Ferreira, 30 anos, e Gustavo Miguel Riediger, 29. Eles são proprietários do Atelier Um Nove Três, de Passo do Sobrado, que vende matéria-prima para confecção de artesanato e também produtos personalizados, produzidos a partir de parceiros espalhados em diversos municípios. “É a primeira vez em Vale Verde. Decidimos vir para divulgar cada vez mais nosso nome e estamos surpreendidos com o resultado. Estivemos na Expointer, mas aqui tivemos um resultado bem melhor em vendas. Pretendemos voltar na próxima edição”, destacou Ferreira.