Prefeito de Venâncio diz que novas casas construídas em áreas de risco, em Mariante, serão demolidas

-

Construções em áreas de preservação ambiental (APPs) são proibidas. Prefeito Jarbas da Rosa afirma que novas residências para veraneio nas margens do rio Taquari, em Vila Mariante, são irregulares e serão derrubadas

Na semana onde ocorreu o anúncio do encerramento das atividades da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Mariante, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa participou, na manhã de quarta-feira, 4, do programa Folha 105 – 1ª edição, da Terra FM, para abordar o assunto e também comentou sobre o presente e futuro da comunidade de Vila Mariante.

Ele enfatizou que, nos últimos meses, foi reforçada a equipe de fiscalização em Vila Mariante e lamentou a realização de obras às margens do rio Taquari. No entanto, conforme o chefe do Executivo, não são moradores de Venâncio Aires que estão construindo, mas pessoas de fora do município. Segundo Jarbas, trata-se de, em sua maioria, de casas para veraneio, ainda que nenhuma obra é permitida em áreas próximas ao rio.

Jarbas participou do programa Folha 105 (Foto: Marcos Jacobi/Terra FM)

Ele enfatizou que a fiscalização seguirá “em cima” destes casos e, se for necessário e com ordem judicial, as residências construídas em áreas de risco serão derrubadas. “As APPs [áreas de preservação permanente] são 100 metros a partir do leito do rio e a área de arraste é de 200 metros. Nestes locais, a Promotoria Regional do Meio Ambiente proíbe novas construções. E eu não vou levar a culpa, não adianta derrubar placa e tentar construir”, alertou.

Futuro da comunidade

Segundo Jarbas, existe uma adaptação à nova realidade, onde mais de 50% dos imóveis são habitáveis após reformas e limpezas e que, com o retorno dos moradores, a Prefeitura manterá os investimentos, respeitando as decisões judiciais para construções em APPs. “Claro que todos queriam voltar como era antes, mas não temos como voltar, é uma nova realidade”, pontuou.

Nas APPs, deve ocorrer o plantio de árvores, construção de bosques e praças. Atualmente, a comunidade contou o retorno dos comércios e recebe atendimentos de saúde por meio da Unidade Móvel de Saúde, semanalmente, inclusive com atendimento odontológico. “Seguimos buscando alternativas para melhor atender os moradores”, afirmou.



Leonardo Pereira

Leonardo Pereira

Natural de Vila Mariante, no interior de Venâncio Aires, jornalista formado na Universidade de Santa Cruz do Sul e repórter do jornal Folha do Mate desde 2022.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido