Na próxima sexta-feira, 18, o prefeito Airton Artus estará em Porto Alegre, onde cumpre agenda com o secretário de Estado do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas, Afonso Motta. Na pauta do encontro: a inauguração da ERS-422. A ideia é oficializar a entrega deste trecho da obra, em março ou abril, e, para isso, contar com a presença do governador do Estado, Tarso Genro.
Segundo Artus, faltam ainda alguns acabamentos, como a pintura, para o trecho até Linha Brasil estar concluído. A pavimentação vai até alguns metros após a ponte da localidade.
Embora o encontro da sexta-feira trate especificamente de uma agenda para inauguração, o prefeito já projeta a continuidade da obra aguardada há cinco décadas pela região serrana. Para isso, a Administração prepara um álbum fotográfico da região do terceiro distrito, mostrando a situação da estrada e, principalmente, os potenciais turísticos de Vila Deodoro. O fomento da região para uma rota turística deve ser o principal argumento do Município, para dar continuidade à pavimentação da estrada. “Quero mostrar esse álbum para o governador e dizer o quando o asfalto representa para a população e o quanto a região tem potencial turístico”, explica.
FORçA-TAREFA
Artus reforça que os próximos ‘pleitosÂ’ junto ao governo estadual são conseguir recursos para a construção de uma nova ponte em Linha Brasil, em substituição à atual, de madeira, e, ainda, a continuidade do asfalto até o centro de Linha Brasil. Entre o segundo semestre do ano e 2014, a força-tarefa será levar a pavimentação à Deodoro e reiniciar as obras da ERS-244, que liga Venâncio a Vale Verde. Para tratar especificamente da 244, está prevista para os próximos dias uma visita do secretário de Infraestrutura e Logística, Caleb de Oliveira (PSB). A estrada de 16 quilômetros facilita o acesso da população da região do Vale do Rio Pardo para as Regiões Carbonífera e Metropolitana. Há cerca de 20 anos, durante o governo de Alceu Collares, foram construídas três pontes, mas ainda não foram finalizadas as cabeceiras.
Ainda o prefeito informou que está tratando junto ao Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer/RS), o recapeamento asfáltico do trecho entre o monumento ao colono, em Grão-Pará até o trevo de Palanque.