Após um longo período de chuvas intensas verificadas nos últimos meses de 2018 e nas primeiras semanas de janeiro, a Administração Municipal, via Secretaria Municipal de Obras, está montando uma força-tarefa para recuperar e melhorar as condições de trafegabilidade das estradas do interior do município.
Entre as ações, está sendo efetuado o patrolamento das estradas em geral, com a colocação de material, abertura e limpeza de valetas e construção de bueiros onde for necessário. Esta semana, os trabalhos estão localizados na região de Monte Alegre. Segundo o prefeito Carlos Gustavo Schuch, assim que os serviços estiverem concluídos naquela região, as máquinas serão deslocados para a Várzea Oliveira Santos. Antes disso, porém, a prefeitura precisa resolver a questão do material (cascalho) que será usado nas estradas desta região com a prefeitura de Venâncio Aires. “Assim que tivermos a confirmação da liberação do cascalho, imediatamente vamos iniciar os serviços naquela várzea”, garante.
Na manhã da terça-feira, 5, acompanhado do secretário municipal de Obras e de Agricultura, Emir Rosa da Silva, o prefeito verificou o andamento dos serviços nas estradas na localidade de Linha Velha. Ele solicita compreensão à população, principalmente aos moradores do interior, pois a demanda é grande e ele estima que até o final deste mês de fevereiro estarão concluídos os serviços de terraplenagem em duas empresas que estão se instalando em Vale Verde e ampliando o seu complexo industrial. São elas: a América Sociedade Avícola (ASA) da Dália Alimentos, vinculada à Cooperativa dos Suinocultores de Encantado Ltda. (Cosuel) e a Bendo Alimentos. “Após isso, teremos novamente à disposição todas máquinas para recuperarmos e mantermos todas as estradas em boas condições de trafegabilidade”, frisa Schuch.
Além disso, observa o prefeito, outro fator que atrapalha os serviços são as férias dos servidores municipais em janeiro e fevereiro, principalmente dos operadores de máquinas. “As férias são um direito dos servidores municipais e assim que todos eles retornarem, o que deverá ocorrer em março, vamos normalizar os serviços e atender toda a demanda das estradas”, acentua.
250é o total de quilômetros de estradas vicinais que estão sob a responsabilidade da Administração Municipal de Vale Verde.