Iluminação de LED está em todos os pontos públicos da cidade e interior
(Foto: Leonardo Pereira)
Iluminação de LED está em todos os pontos públicos da cidade e interior (Foto: Leonardo Pereira)

Em abril de 2024, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp) concluiu a instalação de lâmpadas LED em Venâncio Aires. Foram, ao todo, 14 mil pontos de iluminação pública no Centro, bairros e interior do município. Depois, ainda foram recolocadas as luminárias em Vila Mariante e Vila Estância Nova, locais atingidos pela enchente do rio Taquari em maio do ano passado.

Agora, conforme o secretário Sid Ferreira, é realizado levantamento para encontrar pontos que necessitam, mas que ainda não têm iluminação. Segundo ele, foram substituídas todas as lâmpadas de iluminação pública na cidade e no interior. Contudo, os pontos que não receberam LED não têm rede baixa, que é a que possibilita a instalação deste tipo de luminária. “Para estes pontos será preciso fazer uma extensão de rede”, diz o titular da pasta.

Extensão da iluminação pública

Ele acrescenta que, no último ano, foram 43 obras de extensão de rede. A maior delas foi na avenida Manuel Camilo, no bairro Coronel Brito, que não tinha rede baixa e, por conta disso, também não tinha iluminação pública. Além disso, a avenida João Artus, no bairro Morsch, também recebeu a iluminação.

No entanto, Ferreira enfatiza que o objetivo principal do serviço público é iluminar as vias, onde há o trânsito de pessoas e veículos, para garantir segurança e melhor visibilidade. Por isso, ainda não foram instalados em novos pontos ou nos fundos de residências no interior, por onde passavam redes antigas de energia.

Reposição

Após a enchente de maio de 2024, foi realizada a reposição de toda a rede de Vila Mariante, danificada pelas águas. “Todo o material precisou ser trocado, inclusive alguns postes”, explica o secretário sobre a manutenção realizada em parceria com a empresa Rio Grande Energia (RGE), responsável pela energia elétrica nas residências.