Na tarde da última segunda-feira, 15, a secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão Jalila Stahl Böhm Heinemann, liderou uma vistoria com técnicos da prefeitura, da Corsan e ainda da empresa que executa as melhorias na rede cloacal na rua Voluntários da Pátria, bairro Aviação, com a finalidade de debater a atuação da equipe no local e organizar um cronograma de atividades.

De acordo com a assessoria de imprensa da Prefeitura, a equipe está trabalhando no fechamento da vala feita no meio da rua para a colocação da rede e depois iniciará a abertura dos ramais, que ligam os lotes das residências até a canalização.

Conforme o acertado entre as partes, a equipe da Corsan enviará, junto do pedido de liberação da continuidade da obra, o cronograma que, salvo as intempéries do tempo, apontará o tempo necessário e a forma como será conduzido o restante do trabalho.

Foto: Divulgação / AI PrefeituraEquipe está atuando no fechamento da vala feita no meio da rua para a colocação da rede
Equipe está atuando no fechamento da vala feita no meio da rua para a colocação da rede

De acordo com o engenheiro da prefeitura, André Bergmann, novas etapas de obras de canalização cloacal só serão liberadas quando o Poder Público, responsável pela fiscalização da parte de pavimentação, liberar as ruas já realizadas. A empresa terceirizada já foi notificada a respeito de não poder começar a mexer em outras ruas enquanto não finalizar a pavimentação a contento.

Com a presença do gerente da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), Ilmor Dörr, e ainda de engenheiros e técnicos da Companhia, a Secretária Jalila solicitou para que a Corsan também cumpra o papel de fiscalizador da empresa para que não haja novas obras sem autorização.

A assessoria de comunicação destaca que a obra de canalização para a colocação da rede é extremamente necessária, no entanto, a abertura das valas e o trabalho de recolocação do pavimento levam dias para ocorrer e é importante que motoristas tenham atenção redobrada e evitem passar pelas ruas em obras. “As vias que recebem a canalização devem ser apenas acessadas pelos moradores da quadra, evitando, assim, problemas na obra e também acidentes, já que o local está com muita poeira, pavimentação alterada e máquinas pesadas trabalhando”, alerta a secretaria Jalila.

As ruas são sinalizadas com placas e cavaletes, mas a equipe que trabalha nas melhorias afirma que os veículos continuam passando pelas vias mesmo com a sinalização viária.