Foi aprovado, na penúltima sessão ordinária do ano, segunda-feira, 17, projeto que estabelece o repasse trimestral de R$ 3,50 por aluno, às escolas da rede municipal. Trata-se do suprimento de recursos para as escolas de educação infantil, já que, segundo o Executivo, escolas de ensino fundamental recebem o valor por aluno. O projeto também contempla os estudantes dos turnos integral ou oposto.

Conforme a justificativa, deste modo as escolas terão mais autonomia administrativa, com a opção de adquirir produtos ou serviços mais condizentes com a realidade e necessidade, bem como poderão promover o comércio local. A aprovação altera artigo da legislação municipal aprovada em 2005, que instituiu o suprimento para as escolas com 50 alunos ou mais.

ACADEMIAS

 

A segunda proposição aprovada na segunda, autorizou o Executivo a abrir crédito no valor de R$ 360 mil no orçamento da Secretaria de Saúde. Os recursos, provenientes do Ministério da Saúde, serão aplicados na construção de duas academias, uma junto à Unidade Básica de Saúde do bairro Gressler e outra junto a Unidade Básica de Saúde de Vila Mariante. Segundo o prefeito em exercício, Giovane Wickert, o edital será aberto nos próximos dias. A previsão é de que até o início do segundo semestre de 2013 a obra esteja concluída.

úLTIMA SESSãO

 

A última sessão da Câmara de Vereadores do ano deve ser marcada pela apreciação de três projetos de denominação de ruas de Venâncio Aires. A sessão especial ocorre amanhã, antecipando a reunião de 31 de dezembro, véspera de Ano Novo.

A sessão inicia às 19h30min. O presidente Paulo Mathias Ferreira (PMDB), apresentou projeto que denomina a rua ‘nove’, do Loteamento Novo Horizonte II, no bairro Battisti, como Leane Hedi Firstenau Dettenborn. O segundo projeto, de autoria do vereador Telmo Kist (PDT), denomina a rua ‘um’ do Loteamento Staub, de Amarino da Silva. A terceira proposta, de Marcolino Coutinho (PTB), também denomina a via conhecida como rua ‘oito’ do Loteamento Novo Horizonte II, com o nome de José Alvaro Hansel. Além disso, oito projetos do Executivo estarão aptos a entrar em votação.

Depois desta sessão, a atual legislatura encerra seus trabalhos e no dia 1° de janeiro, a nova composição toma posse, a partir das 17h. Como não haverá recesso, a segunda reunião da nova Câmara já acontece no dia 7 de janeiro.