
Chega a 272 o número de vagas custeadas integralmente pela Prefeitura de Venâncio Aires em escolas privadas de Educação Infantil do município. São crianças que se somam aos demais 1.750 alunos matriculados nos educandários infantis da rede municipal. Além disso, o Município tem parcerias com o Escola Infantil Lar da Criança, do Centro de Assistência Social de Venâncio Aires (Casva) e com a Escola Casa da Amizade, do hospital São Sebastião Mártir (HSSM), que juntas representam mais 196 matrículas. Assim, são 1.946 crianças atendidas pelo Município, por meio de escolas próprias, parcerias e vagas compradas. A compra de vagas particulares, conforme o secretário municipal de Educação, Émerson Eloi Henrique, visa atender à crescente demanda no município.
O secretário explica ainda que para cada criança atendida em turno integral na rede privada, o município investe R$ 1.119,47 por mês, o que representa um aporte mensal de R$ 304.495,84, destinado exclusivamente a essas vagas compradas. “O investimento reforça o compromisso da gestão com a garantia do direito à educação desde os primeiros anos de vida”, lembra Émerson.
As vagas compradas pela Prefeitura são distribuídas em oito escolas particulares credenciadas, previamente habilitadas para oferecer o serviço conforme critérios estabelecidos pelo Conselho Municipal de Educação. A medida é parte da estratégia da Prefeitura para ampliar o acesso à educação infantil, reduzir listas de espera e garantir que mais famílias tenham seus filhos atendidos com qualidade e segurança.
O município disponibiliza através do site oficial a lista de espera por vagas na Educação Infantil, que é atualizada mensalmente. Entre as informações da lista estão as iniciais do nome e sobrenome da criança e a data em que foi solicitada a sua inclusão na lista.
(Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Venâncio)