O departamento de trânsito, através da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, inicia nos próximos dias a fiscalização das cargas dos caminhões que transitam pelo perímetro urbano do Município. O objetivo é minimizar os problemas e evitar mais estragos nas ruas já comprometidas e que não suportam cargas extras, ou seja, acima do peso permitido. O prefeito Airton Artus recebeu nesta terça-feira, 03, em seu gabinete, os fiscais Leandro Glier e José Alberto Dexheimer, que acompanharam a assinatura do contrato de serviços.
O peso máximo permitido no acesso à cidade é de 15 toneladas, salvo algumas ruas onde o permitido será identificado em placas de sinalização. Já a Rua Osvaldo Aranha possui carga máxima permitida de oito toneladas. Após aperfeiçoar o serviço, a prefeitura pretende iniciar um plano de recuperação das principais ruas, como a própria Osvaldo Aranha e Tiradentes, a partir da Rua General Osório. “O controle de cargas é fundamental para que não ocorram mais estragos, especialmente para mantermos a qualidade das estradas”, explica o prefeito Airton Artus.
Um contrato de serviços foi efetivado com a empresa Venax para a utilização da balança digital a fim de realizar a pesagem de caminhões. O valor das autuações irá depender da tonelagem de cada veículo e itens transportados, caso ultrapassem a carga máxima permitida. Além de iniciar o processo de fiscalização dos veículos pesados, o departamento de trânsito vai ampliar a vistoria em todos os veículos visando à fiscalização da documentação.