Nesta semana, um grupo de autoridades visitou a Escola Estadual de Ensino Fundamental São Luiz, de Vila Santa Emília, a fim de informar a direção do educandário sobre os próximos passos que serão dados a cerca do repasse da área onde está instalada a escola.
O local é de propriedade da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC) e a busca, que persiste há vários anos, é pelo repasse para o Governo do Estado ou até mesmo para o Município. Atualmente, a Secretaria Estadual de Educação paga aluguel do espaço e por não ser de propriedade do governo gaúcho, a direção não consegue realizar reformas e obras de expansão no prédio.
O vereador Telmo Kist já esteve duas vezes em Brasília tratando do assunto com a direção da CNEC. Como as negociações não avançaram, Kist solicitou à procuradoria da Prefeitura que ingressasse com ação judicial solicitando a devolução da área, por abandono da finalidade que justificou a doação da escola para a CNEC. Este caminho será adotado nos próximos dias pelo Município.
Estiveram na escola na terça-feira, 4: o Diretor do Departamento de Articulação com os Municípios da Secretaria Estadual de Educação, professor Itamar Baptista Chagas, os coordenadores da 6ª Coordenadoria Regional de Educação, o secretário municipal de Educação, émerson Eloi Henrique e vereador Telmo Kist.