O prefeito de Venâncio Aires, Giovane Wickert, confirmou ontem que vai terceirizar o processo de modernização do sistema de iluminação pública na Capital Nacional do Chimarrão. Ele determinou a abertura de processo licitatório para a contratação de empresa especializada, que faça substituição das atuais lâmpadas de sódio por luminárias de LED. A expectativa de Wickert é de que os trâmites administrativos sejam concluídos em no máximo 60 dias, para que a seguir seja iniciada a melhoria na rede.
Para embasar o objeto da licitação, um estudo sobre as carências do sistema será realizado, uma vez que não apenas as lâmpadas, mas também equipamentos que ficam nos postes poderão ser trocados. “Queremos melhorar as condições da nossa rede de iluminação e, para isso, vamos levantar o que é necessário, tanto na cidade quanto no interior”, comenta, acrescentando que a medida acarretará em economia para o Município. “Melhorando a tecnologia, vamos reduzir custos de manutenção”, diz o prefeito.
PARCERIA
O chefe do Executivo destaca que a decisão pela terceirização foi tomada por conta da suspensão do processo de Parceria Público-Privada (PPP) da iluminação pública de Venâncio Aires, determinada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). “Temos uma reunião com o pessoal do Tribunal agora na quinta-feira e, enquanto esta questão não se resolve, queremos garantir eficiência para o sistema de iluminação pública de Venâncio Aires”, argumenta.
Wickert lembra que há um saldo de cerca de R$ 1,5 milhão referente à Contribuição de Iluminação Pública (CIP) que será utilizado para custeio dos serviços. “Deixamos acumular um pouco de saldo se tornar atrativo e termos uma referência para a terceirização”, conclui.
R$ 1,5 milhão
é o valor que a Prefeitura de Venâncio Aires tem em caixa, referente a saldo da cobrança da Contribuição de Iluminação Pública (CIP).
“Queremos avançar nesta pauta, a exemplo de municípios como Campo Bom, Santa Cruz do Sul e Dois Irmãos. Temos dinheiro em caixa, que só pode ser utilizado com esta finalidade e garante a execução dos serviços.”
GIOVANE WICKERT
Prefeito de Venâncio Aires
De acordo com o prefeito, a empresa que for contratada não será responsável pela manutenção do sistema de iluminação pública. Esta tarefa seguirá com a equipe de eletrificação da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp).