Em meio a indefinições sobre segundo escalão e primeiras medidas a serem adotadas para enxugar despesas, o governo eleito assume o comando do Estado nesta quinta-feira, 1º. A posse de José Ivo Sartori (PMDB) e do vice José Paulo Cairoli (PSD) está marcada para as 14h em sessão na Assembleia Legislativa, onde eles firmarão o compromisso de defender a Constituição. Mais tarde haverá, então, a transmissão do cargo a Sartori pelo atual governador Tarso Genro (PT) no Palácio Piratini. é possível que ainda na mesma tarde o peemedebista já reúna seu secretariado.Até o começo da tarde de ontem, nomes do segundo escalão do governo ainda estavam pendentes de anúncio. O atual secretário da Casa Civil e o que vai assumir o cargo, Márcio Biolchi, definiram que por enquanto irão manter por mais alguns dias as direções de estatais como Corsan, companhias de energia elétrica (CEEE) e de mineração (CRM) e Sulgás, Isso porque o novo governo ainda precisa indicar quem fará parte dos conselhos dessas empresas. São os conselhos que escolhem os novos presidentes.Segundo a atual Chefia da Casa Civil, é de praxe que os demais cargos em comissão sejam quase todos exonerados entre hoje e amanhã, 1º, à exceção de cargos mais pontuais.
POSSE NO PARLAMENTONa Assembleia, os 55 deputados estaduais eleitos para a 54ª Legislatura tomam posse em sessão solene no dia 31 de janeiro, às 14h. O deputado Alexandre Postal (PMDB), que está no sexto mandato na Casa, está confirmado como líder do governo.
POSSE DILMAA posse da presidente reeleita, Dilma Rousseff nesta quinta-feira inclui desfile em carro aberto, cerimônia no Congresso, discurso ao povo no Palácio do Planalto, posse de ministros e termina com uma recepção no Palácio Itamaraty.às 14h30min, Dilma deve sair do Palácio da Alvorada, residência oficial, e seguir em carro fechado até a Catedral Metropolitana de Brasília, no começo da Esplanada dos Ministérios de onde iniciará, às 14h45min, o percurso no Rolls-Royce presidencial até o Congresso Nacional.