Na manhã de ontem (23), o presidente da Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), Celson Leonhardt, acompanhado do auxiliar administrativo, Airton de Souza, visitou o sistema de compostagem da Fundação para Proteção Ambiental de Santa Cruz do Sul (Fupasc). O sistema está localizado junto à central de residuos sólidos da entidade, que tem sua sede às margens da rodovia BR-471, Km 138,5, São José da Reserva, interior de Santa Cruz do Sul.
Leonhardt e Souza foram recebidos pelos técnicos da fundação, Carlos Alberto dos Santos, e Sebastião Bohrer, e pelo químico industrial, Gilberto Mayer. Os técnicos explicaram que a fundação iniciou na segunda-feira, 21, o processo de compostagem de pó de tabaco puro. O processo foi desenvolvimento por uma empresa santa-cruzense associada, que investiu nas pesquisas do inoculante usado no processo, denominado de fermentação acelerada.
Ainda segundo Bohrer, a Fupasc vem desenvolvendo projetos de outros compostos orgânicos com resíduos fornecidos pelas empresas associadas, os quais já estão devidamente licenciados e podem ser usados como adubos orgânicos.
A Fupasc conta com dez associados, sendo cinco fumageiras e cinco de outros segmentos e possui uma área de 36 hectares.