No começo do mês se encerrou o prazo do decreto municipal 5.091, no qual o prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, havia decretado situação de emergência no interior do município. Segundo a assistente social da Prefeitura, Ana Cláudia de Amaral Teixeira, ele não está mais vigente desde domingo.
Sendo assim, está liberada a utilização de água para lavagem de veículos pelos Postos de Combustíveis do município e de lava a jatos de uso doméstico (bem como calçadas, telhados e similares).
As medidas haviam sido tomadas em decorrência da estiagem que provoca falta de água, o racionamento resultante, que compromete os serviços essenciais de abastecimento de água à população e aos animais, e a diminuição das reservas hídricas nos mananciais e lençóis freáticos. Conforme repassado pela assessoria de imprensa da Prefeitura, a situação ainda não foi alterada, porém a previsão é de que nos próximos dias a chuva possa chegar com um maior volume, normalizando os recursos hídricos do município. Caso contrário, poderá ser efetivado mais um decreto.
Segundo o Centro de Informações Hidrometeorológicas (CIH) da Univates, a frente fria avança sobre a metade norte do estado e aumenta a nebulosidade na região. Sendo assim, na quinta-feira, 5, a temperatura mínima será de 12ºC e máxima de 20ºC, também estão previstas muitas nuvens com aberturas do sol e pancadas de chuva. Já na sexta-feira, 6, a temperatura máxima chegará a 16ºC e a mínima será de 11ºC, com muitas nuvens e pancadas de chuva.