A próxima semana permanecerá com muita umidade, calor e chuva forte na maior parte do Estado, de acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. No decorrer do domingo, a propagação de uma área da baixa pressão pode provocar chuva e trovoadas.
Na segunda-feira, 14, o calor e a umidade vão predominar, com possibilidade de pancadas de chuva a partir da tarde. Na terça e na quarta-feira, as temperaturas e a umidade permanecerão elevadas, o que favorecerá a ocorrência de pancadas de chuva, típicas de verão, em todo o Rio Grande do Sul. Na quinta-feira, 17, o deslocamento de uma nova frente fria provocará chuva, com risco de temporais em todas as regiões.
Na fronteira Oeste do estado, diversas famílias estão desabrigadas, depois de terem sido afetadas pela chuva na última semana. No sábado, 12, o governador Eduardo Leite visitou um abrigo de mais de 140 crianças e adultos, em Alegrete, e também esteve em Uruguaiana, onde anunciou medidas para auxiliar as cidades atingidas. Os municípios decretaram situação de emergência.