Foto: Folha do Mate / Folha do MateSandro de Oxalá: Xangô traz a justiça
Sandro de Oxalá: Xangô traz a justiça

O casal do dendê do culto africano traz a força nas decisões judiciais e sentimentais. Ano de julgamentos e de grandes paixões. Mais revolto, mas não tão disperso e nem tão confuso quanto o ano de 2018. O babalorixá Sandro de Oxalá, diz que o ano é de cobrança com a justiça espiritual, das nossas ações, pensamentos e sentimentos. Um ano de reviravoltas nas áreas da economia e da justiça. Os búzios revelam que, em âmbito nacional, é possível que saia alguém de grande importância no setor judiciário e entre outra pessoa revolucionando. “Mas vejo que este processo não vem só, mas em forma de corrente seguida por escândalo político”, diz o Pai de Santo. Impasses na área da saúde marcam alguns escândalos, envolvendo cirurgias com surgimento de um novo vírus, bactéria ou mutação de alguma doença.O ano requer cuidados com acidentes, com tragédias no trânsito terrestre e aéreo, além de atentado terrorista envolvendo muitas crianças, na região da Europa ou Ásia. O babalorixá diz que 2019 é ano de tentar manter o senso de justiça e fazer equilíbrio de ações, pensamentos e palavras. “É ano de ação e reação, de fazer a balança interna, de saber ponderar dar e receber. Ano de troca de girar as energias.

 

MARTE, REGENTE DO ANO DE 2019

Estamos ingressando em um ano atípico. Um ano de Marte – Deus da Guerra – cuja idéia de valorização é a da força da vontade. Na conduta humana corresponde à virtude da ‘fortaleza’ , um elemento de nosso caráter que tem por objetivo colocar as emoções à serviço da Moral. Ou seja, a Fortaleza consiste em manter-se firme no meio das tentações do Mal e no meio dos temores da vida afim de que o Homem jamais se afaste de seu dever. É essa coragem permite suportar a dor e superar os perigos do caminho que nos leva ao Bem. E todos deveriam saber que esta coragem se obtém pela prática da oração.Recentemente o povo (através das urnas) escolheu romper com uma filosofia corrompida e indigna para o espírito. Foi um ato de protesto coletivo, de bater na mesa e dizer “chega” de conviver com más companhias. Isso porque o povo estava perdendo o contato com o lado mais elevado do espírito.Para isso o povo teve que seguir e unir-se a um homem forte (com espírito guerreiro) que estimulou que o seguissem devido ao seu passado de serviço e de “ficha limpa”. Que despertou e pediu o apoio espontâneo e alegre das pessoas que querem perseverar no “agir correto”. Então a mensagem para 2019, um ano de constância no agir correto, é olhar também para a Lei do Equilíbrio que nos ensina que a Natureza repousa quando anoitece para recuperar suas forças. Assim a pessoa depois de um dia de atividade intensa deve buscar o descanso necessário evitando o desgaste mental e físico. Que a vida não é só Luta e Guerra, mas que também existem momentos adequados da vida necessários para festejar e comemorar a própria vida.

 

Marte é o símbolo natural da energia e da vitalidade. Este ciclo anual nos impulsionará para transformar nossos projetos, sonhos e anseios em ação. Todavia, não serão apenas impulsos momentâneos, mas sim uma vontade constante e firme, uma vontade cheia de objetivos bem definidos (Marte representa a luta para a realização dos desejos).Em termos de saúde, Marte vai proporcionar uma grande vitalidade física na população em geral, mas também conduz a algum estresse e aos problemas de pressão alta. Nada que um bom descanso e um banho frio não resolvam.Em nível de Economia e Política, a energia de Marte solta no ar de 2019 estimulará o entusiasmo e intensificará a iniciativa para novos empreendimentos e dará a força necessária para o novo governo fazer sua auto-afirmação (criar sua identidade e suas diretrizes) e favorecer o surgimento de novas lideranças. Marte cria um ambiente favorável ao surgimento de idéias inovadoras para alavancar o crescimento econômico do país, sempre visando a independência do domínio externo..Também não vamos esquecer que Marte rege os assuntos militares, rege as armas, as lutas, o fogo (incêndios e aquecimento global) e rege os minérios – principalmente o ferro. E atua – com estímulos – sobre a medicina cirúrgica, sobre os esportes, os empresários audaciosos e seus negócios arriscados.O ambiente lendário de Marte sempre se referiu ao mito dos heróis, indivíduos que se destacam pela força e ousadia no cumprimento de suas tarefas. Na mitologia grega é representado pelo personagem Jasão, filho de rei, e foi educado para ser herói. Recebeu a missão de recuperar uma manta mágica de lã de ovelha guardada por um dragão, reuniu 50 homens valentes e depois de inúmeras aventuras volta ao seu reino trazendo a manta mágica e torna-se rei.É o símbolo do lutador, daquele que coloca seus sentimentos a serviço de uma causa apaixonada e por essa causa é capaz de atitudes corajosas e nobres.O ano de 2019 promete grandes obstáculos e mudanças tanto pessoais, quanto sociais, mas cabe a cada um de nós fazer sua parte encarando os desafios com mais coragem, inteligência e posição.

PARA O MUNDOAstrologicamente nos interessa a situação de apenas dois astros que estão afetando a coletividade mundial em 2019: Saturno e Urano. Saturno entrou no signo de Capricórnio (Signo do próprio Saturno) em Dezembro de 2017 e continuará a influenciar o mundo até o fim de 2020. A figura simbólica deste aspecto é “A Montanha”, uma vez que o desejo do cabrito montanhês é justamente subir a montanha. A última vez que Saturno esteve no Signo de Capricórnio em 1989 – ocorreu a Queda do Muro de Berlim (que uniu a Europa). E na atualidade o presidente americano está a construir muros para separar os Estados Unidos do México, e assim preservar a identidade americana.Para o ano de 2019 esta influência de Saturno será muito especial porque o Sol e Saturno estarão juntos (uma conjunção) a poucas horas do início do ano. Em termos práticos, o planeta Saturno encontra-se “queimado” pelo Sol – em combustão – pelo que este início de ano é uma raridade astrológica.O último grande evento mundial desta combustão de Saturno foi em Setembro de 1666 onde então ocorreu o Grande Incêndio de Londres – com dimensões épicas – quatro dias de fogo no centro da cidade deixando 80.000 habitantes sem seus lares.Considerando para 2019 não será de estranhar que os temas do aquecimento global e dos incêndios – mesmo em cidades poderosas – possam ser significativos até o fim de 2020. E pelo lado positivo o aumento de estruturas para o aproveitamento da energia solar.Por fim, em breve vai se falar novamente em reforma previdenciárias, em função de Saturno estar em Capricórnio, signo ligado ao futuro e velhice.E Urano (o planeta das modificações – para melhor) ingressa no signo de Touro em março de 2019. E aí permanece por sete longos anos até 2026. Este trânsito traz novas formas de enxergar as propriedades, os recursos de investimentos, o manuseio do dinheiro, as regras da agricultura, os conceitos de valores pessoais, relacionamentos comerciais e estabilidade econômica – todos estes temas taurinos. Poe exemplo, de agora em diante, será preciso ser mais independente e criativo com os próprios recursos para se dar bem. Para muitos, será “você por você mesmo”, com uso da criatividade e de autonomia nos negócios, onde muitas vezes a própria pessoa sugere o valor da mercadoria. Como o signo de Touro está ligado a estocar energia, teremos a entrada definitiva dos carros elétricos no mercado automobilístico – com baterias modernas, e também melhoramento no armazenamento das colheitas.

Foto: Folha do Mate / Folha do MateAstrólogo João diz que ano é de Áries
Astrólogo João diz que ano é de Áries

PARA O BRASILUtilizando o estudo do aniversário do Brasil para cada ano (sete de setembro de 1822), o principal assunto e interesse do Governo em 2019 será o alinhamento com os Estados Unidos – com expansão comercial expressiva. Outra grande área será a atuação do Ministro da Justiça com suas excelentes reformas no Sistema Legislativo e as fortes e radicais correções na área da Justiça (Plutão na casa 7).Também uma grande intervenção na conduta das Universidades – inclinando para as diretrizes e ao pensamento do atual governo. Por outro lado assistiremos os bons acontecimentos na área financeira principalmente a partir mês de Junho para frente (Júpiter na casa 4). O patriotismo continuará crescente e o clima de expansão geral continuará a impregnar a população. Apenas a área da Saúde, que apesar da preocupação das autoridades, ainda continuará péssima e complicada até o mês de Agosto (Saturno na casa 6). Depois melhora um pouco.No segundo semestre teremos a melhoria do sistema prisional e dos hospitais – das condições humanas e mais obras. Também melhoria no Serviço social e no tratamento com os exilados (Vênus na casa 12).O Governo Federal ficará um pouco mais agressivo com a Assembléia Legislativa – choques e discussões serão inevitáveis – e dará muito apoio aos projetos das Forças Armadas, da Policias e da Segurança.Nem tudo serão flores, a divulgação de escândalos por todos os lados será uma constante, forte oposição dos artistas contra o sistema de governo, a Imprensa oscilando a favor e outras vezes contra o governo. Muitas mentiras, traições, muitos mistérios e segredos por todos os lados. É a atuação da “esquerda comunista” perdendo força, uma inimiga declarada, interna e externamente (países vizinhos) irritando e confrontando diretamente contra o Governo. Um assunto já era esperado.A primeira dama se dedicará pessoalmente na área da Educação Básica – com forte apoio popular – embora ainda não seja o ano de grandes progressos neste tema. (Saturno e Lua na Casa 3). Com Plutão na casa 4, será inevitável alguma catástrofe nesta área (Agricultura, estradas, mineração, com os camponeses e com as fronteiras).

O PRESIDENTE JAIR MESSIAS BOLSONARODecolando no posto mais alto do país, o presidente está com o melhor planeta – Júpiter – transitando pelo ponto mais privilegiado de seu mapa astral (casa 10 – o Destino). O ano de 2019 lhe abrirá todas as portas de seu destino. E haverá popularidade e boa recepção no Brasil e no estrangeiro. E muita proteção em seus projetos de longo prazo – principalmente dos projetos que duram 12 anos. Daí uma suposição de re-eleição.Um ano de obrigações de toda espécie e de subordinação às pessoas e às circunstâncias, com todos os minutos do dia contados. O presidente buscará ser perfeito em tudo, mas também se tornará muito crítico. O sucesso vai pedir diplomacia e astúcia. E estão previstos problemas intestinais (diarréia, prisão de ventre, má digestão), e grande sensibilidade nos rins (influência de Virgem no ano).De imediato começarão as viagens pelo país e pelo estrangeiro – sempre bem recepcionado. Um ano de vida social intensa com vários convites estrangeiros, festas cerimoniais, jantares – sempre acompanhado pela esposa (influência de Libra). Politicamente haverá necessidade de fazer muitos acordos e conciliações com os partidos, e ao mesmo tempo de romper outros acordos e enfrentar assuntos legais pessoais – principalmente dos bens de família e dos filhos. Não está descartada a ocorrência de novos episódios violentos (Marte na casa 8). Boa sorte.

AOS GAÚCHOSO estudo das condições astrológicas do Estado se faz em cima do mapa celeste de 20 de Setembro de 1835. No primeiro semestre ainda vamos conviver com a insegurança financeira na eminência de um colapso violento em todos os setores, assistindo o esforço do governo na tentativa de cuidar das próprias finanças. Com o Sol na casa 8 – no último aniversário do R.G..do Sul – o resultado será mais ou menos satisfatório. Certamente nosso jovem governador vai atravessar o purgatório. Ainda no embalo da administração anterior o setor mineral renascerá com os investimentos estrangeiros.Somente no segundo semestre sentiremos a sensação de crescimento e progresso. Com vários planetas na casa nº 5 – casa da expansão – o primeiro efeito será o aumento da oferta de emprego, depois virão as melhorias na área da Saúde, das condições do Ensino público e finalmente o governo vai olhar para as estradas. O Sol na 5ª casa significa uma abertura após uma prolongada temperada de tensão. Terminaremos 2019 com forte sensação de felicidade e orgulho de nosso estado – principalmente nos esportes tradicionais.Mas também haverá o fechamento de vários setores administrativos do governo estadual.Politicamente a “esquerda comunista” vai adormecer (Urano na casa 12) e lentamente sumindo da mídia, sua influência decresce atuando mais nos bastidores. No alinhamento com o governo federal, nossa política de Segurança será mais atuante e mais agressiva no combate ao crime de toda espécie – assalto, corrupção, brutalidades. Uma polícia mais armada e equipada. (Marte na casa 5)Eduardo Leite, nosso governador – 34 anos em março – atravessará uma crise pessoal (Sol em progressão pelo Plutão). Acredito que fisicamente contrairá uma doença – em média três semanas de duração – de onde sairá restabelecido com atitudes novas, mais concentrado nos objetivos, mais rude (no bom sentido), e à altura de sua tarefa.

VENÂNCIO AIRESParticularmente nossa cidade viverá a influência do signo de Leão para 2019. Na tradução astrológica significa “Grandes Posses” para todos, ou seja, o ambiente do ano é de quantidades de dinheiro circulando. É a indústria em expansão e o comércio mais quente. É a coletividade produzindo, comprando, construindo e melhorando sua qualidade de vida. E a conseqüência é a valorização da diversão, das artes, do circo e das apresentações artísticas ao vivo.Daí resulta uma arrecadação maior de impostos. E aí pode estar o desafio do ano, o poder de fazer do Prefeito aumenta e as finanças dos homens superiores também (a elite). Vão fazer o dinheiro circular em empreendimentos necessários, úteis e importantes? O povo espera uma oratória sincera, verdadeira e digna daqueles que vão administrar as “Grandes Posses”.Outro aspecto astrológico um pouco preocupante na virada do ano é a conjunção do Sol (fogo) com Saturno (a montanha). Isso pode representação a construção de grandes prédios (montanha), ou o fogo (incêndio) em prédios grandes. Mas essa previsão também tem um efeito coletivo e mundial e não apenas em Venâncio Aires.Urano na casa 8, gera a falência de associações coletivas organizadas e de grupos comunitários, ou clubes. Esse ambiente astral tem solução com o maior empenho dos membros destas mesmas coletividades.A Lua (primeira dama) estará na Casa nº 1 (o povo). Neste ano teremos novamente a figura da primeira dama em alta com a população. Uma atuação mais perfeita e detalhada. A Lua também representa os elementos líquidos, os arroios e poços. Então se prevê o transborde do arroio Castelhano. A Lua representa as crianças, então se prevê o aumento do ritmo de nascimentos.Para o prefeito será certa a ocorrências das grandes viagens devido a expansão comercial com estrangeiros, ou mesmo a participação em seminários e congressos internacionais. E grande sensibilidade nas costas, sinusite e aparelho reprodutor.

ASTROLOGIA CHINESA 20192019 será o ano do Porco de Terra. Ano que começa em 05 de Fevereiro e vai até 24 de Janeiro de 2020. Esse animal é símbolo da paciência e da bondade, também de muita atividade. Este animal símbolo irá influenciar as pessoas a serem mais doces e generosas consigo mesma e com as pessoas à volta. O ano do Porco (ou Javali) promete uma atmosfera festiva, alegre, com abundância, humor e leveza.O mais robusto e o mais razoável dos animais do zodíaco chinês, a personalidade do Porco consegue concretizar seus projetos devido à sua visão estratégica, persistência e sua habilidade nos negócios. É feliz, mas também responsável, e muito ligado a sua família e não poupa tempo, recursos ou sacrifícios quando trata de alimentar e proteger a sua família.Dessa maneira, em 2019, o amor e a generosidade estarão no ar. Há uma tendência para sacrificar o interesse próprio em benefício dos entes queridos, e criar um clima agradável, de encanto e beleza nas coisas da vida.Também são anos de fazer uma longa reflexão. O porco é o último animal do ciclo completo do calendário chinês e representa o fim de uma etapa de doze anos. Portanto é um ano de pausa bem merecida para que todos tenham a oportunidade de fazerem uma análise dos seus últimos 11anos anteriores. Um ano de comemorar, relaxar e renovar as motivações pessoais, e assim estarmos prontos e fortalecidos para nos projetar (mais serenamente) no novo ciclo em 2020 (ano do Rato).Portanto é um ano marcado por festas familiares, encontros e reuniões. Se você está solteiro então será propício para início de um relacionamento.No ano do Porco os negócios comerciais e industriais são particularmente favorecidos. As relações entre colegas de trabalho são mais suaves, mais tolerantes e construtivas. O dinheiro não será sinônimo de felicidade neste ano. Sob o signo da segurança o mais provável é que todos tenham que superar as restrições financeiras. O elemento Terra do ano pede modéstia nas despesas, atualização e organização (pé no chão) nas contas. Nenhuma tarefa administrativa pode ser negligenciada.

Xangô e Oyá ou Ogum e NanãQuem olhar na internet vai ver que o ano novo terá a regência de Ogum e Nanã Buruquê. Conforme explicação dos espiritualistas, pais e mães de santo, a diferença é que nos cultos africanos dentro das linhas de Nação, Umbanda, Candomblé e Quimbanda pode haver regência diferente. No Candomblé e outras linhas africanistas o ano é regido por Ogum e Nanã. Na Nação ( praticada no Rio Grande do Sul) é ano de Xangô e Oyá (Iansã).