Entidades cadastradas no programa Tampinha Legal têm compromisso na próxima semana: na quinta-feira, 14, das 10h às 12h, ocorre a primeira entrega do ano das tampinhas, no posto de coleta junto à America Tampas. O contêiner para depósito do material fica disponível no pátio da empresa, na rua Djanir Hausen de Oliveira, 585, no Distrito Industrial.
Desde que o núcleo de recolhimento foi instalado, em novembro do ano passado, ocorreu uma entrega de tampinhas, em 14 de dezembro, quando foram encaminhados à reciclagem 2.373,5 quilos do material. As tampinhas são recolhidas pela Sulpel Soluções Ambientais, de Santa Cruz do Sul, e retornam à indústria de transformação do plástico como matéria-prima para utensílios domésticos e de limpeza, caracterizando o que é conhecido como economia circular.
Além de garantir a destinação correta para o material, o programa, desenvolvido pelo Instituto SustenPlást, destina recursos a entidades assistenciais. No núcleo de Venâncio Aires estão cadastradas 13 entidades da região – a maioria delas, do próprio município.
Em todo o Rio Grande do Sul e, inclusive, em outros estados do país, são 78 entidades assistenciais participantes do programa. Entre março de 2017 e dezembro de 2018, foram recolhidos 130.543,43 quilos de tampinhas plásticas, o que reverteu em cerca de R$ 250 mil para as entidades.
Entidades cadastradas no núcleo Venâncio Aires:
– Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan)
– ONG Amigo Bicho
– Apae Venâncio Aires
– Apae Encruzilhada do Sul
– Associação educacional Cantinho Feliz
– APM da Emef Benno Breunig
– Escola de Educação Infantil Casva
– Foco empreendedor
– Grupo Jornada de Amor
– Hospital São Sebastião Mártir
– ONG Paresp
– Centro de Referência Familiar Recanto do Sol
– Escola Aprender Brincando
>> Leia também: O valor das tampinhas