A Unidade de Pronto Atendimento de Venâncio Aires, localizada no bairro Cruzeiro, iniciou as atividades na manhã desta sexta-feira, às 7h. Antes mesmo desse horário a primeira paciente já aguardava dentro das dependências da unidade.
Dani Scherner acordou antes das 5h para enfrentar a jornada da Cidade Nova até o bairro Cruzeiro para se consultar. Ela explica que iria apresentar exames ao clínico geral para poder fazer uma cirurgia em Porto Alegre.
Logo às 7h Dani foi recebida pelo atendimento da UPA, que a repassou para o acolhimento. Nessa etapa o paciente passa por uma triagem que detecta sua condição médica. Com o sistema informatizado da UPA, o médico já recebe as informações do paciente para a próxima etapa, o atendimento clínico.
A situação de Dani não apresentava riscos, e os exames deveriam ser apresentados num posto de saúde. Esse é exemplo de situação que deve ser encaminhada para outra unidade de saúde, e não na UPA. Embora sua situação não tenha sido resolvida, a mulher ficou contente com o atendimento, que relata ter sido atencioso e rápido.
Segundo a administradora da UPA, Gisele Spies, espera-se que a procura pelo antedimento na unidade aumente com o passar do tempo, mas a primeira semana de funcionamento já promete ser movimentada. Durante a primeira manhã foram cerca de 50 atendimentos. Apesar disso, Gisele destaca que a UPA tem capacidade para atender 150 pacientes diariamente, e é capaz de atender à demanda 24h por dia, já que terá 16 médicos plantonistas.
Um desses profissionais é a médica Mariana Dezone, que começou o trabalho pela manhã. Ela trabalha na UPA do município de Lajeado, e afirma que o sistema é eficiente. Segundo ela, o que torna o atendimento eficaz é o conjunto de toda a equipe, junto à conscientização dos pacientes que devem saber quando procurar a UPA ou não.