Os usuários da parada de ônibus da rua Tiradentes, na esquina com a General Osório, foram pegos de surpresa no fim da semana: a parada foi removida do local. Essa mudança está acontecendo devido à revitalização da Praça Coronel Thomaz Pereira e a previsão é de que a parada seja montada, novamente, nas próximas semanas.
Com o início das obras, a mudança no ponto foi necessária, pois, segundo a assessora administrativa de secretaria municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão, Simone Becker Rech, o projeto prevê a alteração no espaço oferecido aos usuários do transporte coletivo.

Conforme explica Simone, com a mudança, a parada será mais espaçosa e confortável. “A empresa responsável teve que retirar a parada, pois a mureta será afastada. Ela irá avançar um metro e meio para dentro do playground. Nos próximos dias, a empresa irá construir a nova mureta, avançando essas medidas e a parada será realocada novamente”, explica. Ela ainda comenta que o transtorno é algo temporário, mas necessário para o avanço das obras na reforma da Praça. O aposentado Dolores Ferreira Moraes, de 79 anos, levou um susto na hora de esperar o ônibus no início da tarde de sexta-feira, 4. “Cheguei aqui e não vi a parada, pensei ‘só que falta o ônibus não passar aqui’.” O morador do bairro Coronel Brito conta que ao ver pessoas mais acima do local habitual, foi logo se informar. “Venho seguido para o centro, mas fiquei assustado quando cheguei e não vi a parada. Mas isso vai ser bom para a cidade. Se essa demolição vier para melhorar não tem problema.”

Aldina Manica, 71 anos, moradora do bairro Gressler usa o transporte coletivo todos os dias e sempre pega o ônibus na Tiradentes. Ela comenta que notou a ausência na manhã da última sexta. “Vai ficar bonito, é melhor para nós que precisamos usar ela todos os dias, na chuva ou no sol.”

OBRAS CONTINUAM
Após a realocação do ponto de ônibus, as obras na Praça da Matriz avançam. De acordo com Simone, o próximo passo a ser dado será a construção de novos banheiros. “Por enquanto, não avançamos pois a praça ainda está decorada. Não queríamos quebrar a magia natalina. Com a finalização da programação do ‘Natal Cor & Magia’, na próxima semana, a decoração será retirada e com isso, os banheiros serão demolidos.”Ela garante que a população não ficará sem os sanitários. Durante a construção do novo prédio, Simone observa que serão instalados de dois a quatro banheiros hidráulicos, semelhantes aos químicos, os tradicionais banheiros que não são fixos. “Infelizmente, vai haver transtorno, mas a população vai entender, pois vai ser um banheiro novo, com mais conforto. Isso será necessário para a reforma. Obra é assim, causa transtorno”, acrescenta Simone.
9meses é o tempo previsto para a revitalização da Praça da Matriz. O valor total da obra é de R$ 304.818,28.