A principal entrada da cidade vai, aos poucos, ganhando uma cara nova. Pelo menos em um de seus lados. Iniciada há alguns meses, as obras do caminhódromo no Acesso Leopoldina tomam forma e chamam atenção de motoristas, pedestres e demais usuários.

O caminhódromo será construído em duas fases. A primeira parte tem 1.737 metros de extensão, com 2,20 metros de largura. É no lado direito de quem entra na cidade, sentido sul-norte. O trecho vem sendo alterado desde o trevo da empresa Refrimate até próximo aos pinheiros, em frente ao antigo prédio da escola Alfredo Scherer.

Segundo a arquiteta e assessora da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão de Venâncio Aires, Simone Becker Rech, primeiro foram necessárias obras de alargamento, colocação de canos e preparo da pista, além de drenagem. “Neste momento há colocação de meios-fios, nivelamento e terraplenagem, antes da camada asfáltica. Ainda haverá instalação de dois pergolados”, explica.

No trecho próximo à Sanga da Areia, único ponto em que o caminhódromo vai para junto do acostamento, são necessários maiores detalhes. “Um muro de contenção já está pronto e agora será construído um guarda-corpo para ajudar na segurança dos pedestres quando eles passarem pela ponte da sanga.”

Foto: Débora Kist / Folha do MatePróximo à Sanga da Areia, é único ponto em que o caminhódromo vai para junto do acostamento
Próximo à Sanga da Areia, é único ponto em que o caminhódromo vai para junto do acostamento

CUSTO E PREVISÃOA obra do caminhódromo é resultado de uma parceria entre a Prefeitura e o Governo Federal, através da emenda parlamentar no valor R$ 250 mil. A empresa Casanova de Santa Cruz do Sul é a responsável pela execução e a expectativa da Administração de Venâncio é de que o primeiro trecho seja concluído até o fim do ano. “O segundo trecho, que passará em frente à área onde há mais casas até a antiga Rio Grande deve ficar para 2019”, projeta Simone Rech.

Um caminhódromo no Acesso Leopoldina é reivindicado pela comunidade há anos, principalmente para dar mais segurança a pedestres que vão para seus trabalhos, para a escola ou para quem gosta de usar o espaço para exercícios físicos.